Mês da família – sugestões de atividades

                        Adotando, em Oculto, uma Família Especial

Com antecedência, escolher uma família carente de afeto, atenção em outras áreas (não evangélica). Durante o mês, envie cartões, bilhetes com textos bíblicos, falando do Grande Amor de Deus, dizendo que sua família está orando por ela, e torne isso uma realidade. Pode enviar frutas, flores ou o que preferir, sempre assinando “Família Amiga”. No final do mês, convide-a para um lanche em seu lar, ou em um encontro conjunto na igreja, onde será revelado o motivo da adoção. Pode ofertar um Novo Testamento, convidando-a a ir com sua família assistir ao culto em sua igreja no “Sábado” ou “Domingo” da Família, conforme o que for acordado com a liderança local.

                        Duplas Familiares de Oração

No princípio do mês, formar duplas de oração. Não sendo possível se reunir com frequência para orar, usar até o telefone para isso. Cada dupla deve esta­belecer uma agenda de oração. No final do mês, procurar reunir para agradecer. O resultado vai surpreender.

                        Crianças da Família em Destaque

Marque uma tarde e convide todas as crianças da família para um Encontro Especial, onde ouvirão histórias bíblicas, cântico e o plano de salvação sendo apresentado de maneira simples para alcançá-las. Muitas vezes levamos a mensagem a outras crianças, esquecendo as nossas. No final, pode haver brincadeiras e distribuição de pipocas, balas etc Elas vão gostar.

                        Talentos para o “Amigo Oculto”

No início do mês serão sorteados os “Amigos Ocultos”. 0 presente será em forma de poema, música, trabalho manual, crónica ou qualquer outra coisa elaborada para o “Amigo” e que demonstre o amor em forma de talentos. Use a criatividade.

                        Um Passeio Legal

Planejar, com uma família da igreja, um passeio, onde poderão confraternizar-se, brincando, curtindo juntas as obras de Deus na natureza, parando para agradecer por elas. Pode ser um dia na praia, na piscina, no sítio ou o que estiver ao alcance das famílias. O objetivo maior é estreitar os laços do amor cristão.

Hoje, isso tem sido tão difícil, não é? Experimente! Vai ser abençoador.

                        Quitutes das Gerações

Separar uma data em que todos possam comparecer, de preferência em casa dos pais. Pratos diversos serão preparados pelo maior número de componentes da família. Antes da refeição, realizar um culto de gratidão pela família.

                        Refletindo em Família

Numa tarde ou noite, reunir toda a família para refletir sobre o tema: Nossa família está vivendo de forma que agrada ao Senhor? O que eu posso fazer para melhorar? Todos devem discutir, opinar e, no final, a divisa Efésios 6: 10, 11 e o tema “A Família e os desafios de um novo tempo” devem ser enfocados A seguir, um momento de oração onde todos se comprometem a se esforçar no sentido de buscar mais ao Senhor e fazer Sua vontade.

                         Recordar (e Rever) é Viver

A família se reunirá para ver retratos antigos. As pessoas mais idosas contarão histórias engraçadas do passado da família, e as crianças e adolescentes deverão ouvir com atenção. Após algumas histórias, os pequenos e os jovens se caracterizarão e encenarão alguns desses acontecimentos. Certamente que entre boas risadas ou lágrimas, valores serão resgatados e os laços fraternais estreitados \âi ser muito divertido!

                         Família se Destacando na Igreja

Com antecedência, procurar quem de direito (pastor, Coordenador da EB, professores da EB/Dijap) e pedir que, num Sábado, sua família fique responsável por dirigir a EB e lecionar todas as classes – EB/Dijap (podem ser duas famílias). O objetivo é colocar toda a família desenvolvendo seus dons numa mesma ocasião. O contato com antecedência, bem como o preparo da família, serão fundamentais para o sucesso dessa atividade e vai surtir efeito.

                        Família Testemunhando Através da Ação Social

Em sua cidade ou bairro deve haver uma creche, asilo, orfanato ou outra instituição do gênero. Escolha uma, entre em contato com a direção da mesma e fale de seus objetivos. Marque um tempo para sua família mostrar amor em foi ma de trabalho, bem como contando histórias e ouvindo histórias (no caso de idosos) ou outra atividade que os faça felizes. Se houver condições, leve biscoitos ou o que preferir. Tenho certeza de que a família vai se sentir abençoada e bem mais feliz. Experimente!

                        Final de Festa, Bolo Surpresa (deixe essa atividade para o final)

Prepare um bolo surpresa, em que todas as fatias tenha algo escrito para ser feito e guarde (sugestões: cantar, recitar, contar um “caso” etc). Reúna a família e agradeça a participação de todos nas diversas atividades. Dedique momentos de gratidão ao Senhor pela família. Cante, ore e recite com todos o tema e a divisa do ano. Dê oportunidade para alguém testemunhar uma experiência durante o mês. No final, convide todos para comerem o bolo. Quem não fizer o sugerido dará o bolo para o que fez, até acabar todo o bolo. Todos vão gostar muito.

                        Prece da Família – (Ivone Boechat

Senhor, minha família é o projeto do mundo que sonho ter, é o ninho construído com o propósito de ser perfeito! Toma as diferenças e as imperfeições: impaciência, ansiedade, inveja, contendas, tribulações, e pelo milagre do teu poder, torna estas preces atendidas.

Reforma tudo, todo dia, para que ninguém desista de crescer, neste laboratório de vidas.

Erly Barros Bastos, RJ

 

Colaboração Dsa. Marta Olívia O. Santos