Sonhos em tempos de crise? Sim, é possível!

Com o cenário mundial em crise econômica, juros altíssimos, desemprego aumentando, fica cada vez mais difícil pensar e planejar o futuro. O mundo não dá segurança e otimismo para realizar nossos sonhos, principalmente aqueles que envolvem grandes investimentos.

Mas podemos sim realizar nossos sonhos quando o colocamos diante de Deus. Ele nos ensina as melhores maneiras para planejar, poupar e investir nosso dinheiro de maneira correta.

 

  1. O princípio do planejamento

Lucas 14:28-30 diz: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar”.

Planejamento é a base para a realização dos nossos sonhos.  Se você planejar, certamente conseguirá alcançar suas metas.

Mas para que o planejamento aconteça você tem que definir exatamente qual é o seu sonho. Não adianta planejar sem saber o que quer realizar e quais as metas a atingir.

 

  1. O princípio do que é necessário

Provérbios 21:20 diz: “O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha”.

Antes de comprar, faça algumas perguntas a si mesma:

  1. Eu realmente necessito do que estão me oferecendo?
  2. O uso justifica a compra?
  3. Tenho condições de pagar por isso?
  4. Eu posso viver sem isso?

Para se realizar um sonho, muitas vezes é necessário abrir mão daquilo que não é realmente necessário.

Certa vez ouvi uma mulher dizer: “faz dois anos que não compro um par de sapatos…” Algumas mulheres podem pensar: como assim? Dois anos?! Sim, dois anos. Comprar novos sapatos não era realmente necessário naquele momento e isso fez toda a diferença.

 

  1. O princípio da poupança e do investimento

Provérbios 6:6-8 diz: “Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno”.

Seguindo os princípios de que devo planejar e economizar certamente você será como a “formiga” e estará preparado para os imprevistos. Não somente isso, você estará pronto para realizar aquilo que planejou.

A poupança e o investimento são as consequências para aqueles que entenderam e seguiram os ensinamentos da Palavra de Deus.

Não deixe de realizar seus sonhos, sejam eles grandes ou pequenos (desde que sejam de acordo com sua realidade). Eles são possível, se você seguir os ensinamentos de Deus e  Sua vontade.

Por: Karina Olivares Rodrigues

Nenhum comentário

Comentários estão desativados