Coragem! Deus está no controle

Esta expressão é propagada nos painéis de muitos veículos a revelia; redes sociais saturam os seus usuários de uma “autoajuda” alheia a qualquer compromisso com o senhorio Daquele que entregou Seu único Filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade.  No desespero ou na serenidade dos acontecimentos diários, e também na autossuficiência e arrogância humanas estão a referida afirmativa; mais um jargão que se popularizou.

Compreender que Deus está no controle é aceitar a Sua soberania em toda a dimensão do seu ser. Ele tem o controle do universo, da história humana e da sua vida espiritual: “Ao Senhor pertence à terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.” (Salmos 24:1) Compreender que Deus está no controle é também assumi-Lo como um ajudador da sua vida; assumir que pelo Seu poder a Sua autoridade pode intervir a qualquer momento em sua caminhada, e que seu controle não o torna um controlador, intruso que anula sua autonomia de construir a sua própria história.

Com qual frequência você tem ouvido e se apropriado de que Deus está no controle?  O que a Bíblia, o livro de Deus, nos afirma sobre esta verdade?

A mulher, quando dirigida pelo Espírito Santo sabe que do Senhor depende todas as coisas, e que Ele, independentemente das circunstâncias do que você vivencia é ciente de tudo, e nada lhe é surpreso ou lhe passa despercebido.   Maria, na missão de gerar o Salvador, não buscou a solução abortiva ao se deparar com uma gravidez não planejada, ela não temeu a rejeição de seu noivo e não lamentou a possível difamação da sociedade.  Sua posição determinada de que Deus estava no controle foi sua entrega sem reserva: “… eis aqui a tua serva, faça-se a tua vontade”. (Lucas 1:38) Foi nesta atitude corajosa que se cumpriu o plano perfeito do Senhor; a redenção da humanidade (João 3:16).

Uma convicção coerente te coloca em prontidão para o que Deus decide em sua vida, e ao sustentar a direção de um cenário pavoroso você saberá que não está sozinha e que Ele lhe dará vigor para persistir, e resistir. Feliz é a mulher que sabe, confia e apropria de que Deus está no controle, e esta firmeza lhe faz enfrentar qualquer circunstância com fé, e confiança na Sua misericordiosa intervenção divina.

Amada, coragem! Deus está no controle, adore-O com toda a sua vida. Nenhuma adversidade é capaz de bloquear sua comunhão; glorifique-O, exalte-O com todo o seu ser.

Por: Elizabet Cristina Rodrigues Meira é casada com Waldecir, mãe de Wânder, Sarah e Thiago. Ela é professora aposentada e graduanda em Psicologia, Diaconisa e líder do Ministério Feminino na Igreja Adventista da Promessa em Salgado Filho BH/MG.