Como fazer uma boa devocional

6:00h da manhã de mais um dia… O despertador do celular toca, avisando que um novo dia já começou. Você acorda, toma café e vai para o trabalho. Ou então, já prepara as crianças para irem à escola e inicia mais um turno de trabalho no lar. Durante o dia, as ocupações cotidianas consomem uma grande parte da sua energia e do seu pensamento. O dia passa que você nem percebe. Chegou a noite, mas o seu trabalho continua. Além disso, é imprescindível você separar um tempo para a família e tenta fazer isso, da melhor forma possível. Você se prepara para dormir e praticamente cai exausta na cama. Nesta hora, você se recorda: e o meu momento devocional? Então você se compromete a, no dia seguinte, ter um momento a sós com Deus, para estreitar o seu relacionamento com Ele, aumentar sua comunhão e intimidade com o Senhor. Só que o outro dia chega e nem sempre você consegue ter o seu momento de devoção a Deus.

Qualquer semelhança entre a situação acima e o que acontece na nossa semana não é uma mera coincidência. Temos corrido tanto para lá e para cá que não investimos no que é mais importante: em aprofundar e estreitar o nosso relacionamento, a comunhão e a intimidade com o Senhor.

Todavia, sabemos que somente através de um relacionamento pessoal com Deus que somos fortalecidas para enfrentarmos os desafios e as dificuldades, edificadas na Palavra e amadurecidas na fé em Cristo. E uma das formas que isso acontece é por meio de uma prática devocional, quando separamos um momento especial do nosso dia para lermos a Bíblia Sagrada, meditarmos e refletirmos nela e buscarmos ao Senhor em oração.

Em meio a essa correria que tem sido a nossa vida, gostaria de perguntar a você: “como tem sido sua vida devocional? Você tem feito seu período devocional? Com que frequência?” Pode ser que sua resposta seja alguma destas: “Não, estou tão envolvida com a correria do dia a dia que não tenho tido tempo para o meu momento com Deus”. Ou também: “Sim, tenho tido um tempo com Deus, porém não a quantidade que eu gostaria”; ou ainda, “não consigo ter a qualidade que deveria ter em meu devocional com Deus”. Mas é possível recomeçar e começar a investir nisso. Sendo assim, gostaria de deixar aqui algumas sugestões simples que podem ajudá-la em melhorar o seu momento particular com Deus:

Separe um lugar para o seu devocional. Pode ser a mesa da cozinha, o sofá da sala, o quarto, ou um cantinho da casa. O importante é que este lugar seja tranquilo, confortável e privado para você passar um tempo de qualidade com Deus.

Ter um horário definido também ajuda muito. Reserve o mesmo horário do seu dia para ler, estudar e meditar na Palavra de Deus e para buscar ao Senhor em oração. O fato de ser realizado no mesmo horário ajuda a fazer do devocional um maravilhoso hábito de crescimento espiritual para nós.

Tenha um plano de leitura bíblica. Pode ser aquele de leitura bíblica em 1 ano. Ou você mesma pode criar o seu plano de leitura. O importante é você ter um alvo de leitura bíblica e segui-lo. Não se preocupe em ler dez capítulos da Bíblia num dia. Eu li uma reportagem uma vez que mostrava que o pastor Elben Cesar (criador da revista Ultimato) lia apenas um capítulo da Bíblia em sua devocional. Ele fazia isso justamente para refletir e estudar profundamente no que aquele determinado capítulo podia ensiná-lo.

Organize também um roteiro de oração. Pode ser num caderno, como a graciografia, no celular ou no tablet, onde você registre os pedidos de oração, as respostas concedidas pelo Senhor e os agradecimentos feitos ao Deus misericordioso e gracioso.

Utilize bons livros para aprofundar o estudo da Bíblia. Atualmente, existem diversos devocionais, comentários bíblicos e livros que podem auxiliá-la no estudo e meditação da Palavra de Deus. Peça dicas a pessoas que vão poder dar boas ideias de leitura e pesquise em bons sites cristãos. Aqui no próprio site do Ministério de Mulheres disponibilizamos dicas de leituras cristãs que podem edificá-la.

Que essas sugestões possam incentivá-la a aprofundar cada vez mais o seu relacionamento com Deus, através de sua vida devocional. Fica a dica!

Por: Dsa. Claúdia Duarte esposa do Pastor Fernando Duarte mãe da Ana Cláudia e do Luis Fernando, professora de história no SESI

Nenhum comentário

Comentários estão desativados