“Bora” correr?

“…corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.”. Hebreus 12:1b

O começo de ano é o período em que costumamos definir nossas prioridades e metas para todos os 365 dias, por isso, é a oportunidade perfeita para rever nossos alvos e objetivos para os quais dedicaremos nossas energias.

Hebreus apresenta versículos que nos ajudarão nessa excelente análise. Talvez no ano de 2017 aconteceram tantas coisas que você tenha até se esquecido de que está em uma corrida… O quê? Você já tinha se esquecido disso?! Não tem problema! Vamos recapitular esses versículos juntas.

O livro de Hebreus nos lembra de que estamos numa corrida e, como em qualquer outra, a corrida tem um percurso, tem empecilhos, dores, e até mesmo a vontade de desistir. Mas, em contrapartida, também há muitas pessoas motivando-nos e torcendo por nós, para que cheguemos até o fim. A torcida faz toda diferença, a motivação oferecida pelos gritos de “Você consegue!”, “Estamos contigo!” já fizeram grandes atletas terminarem suas disputas e ganharem seus prêmios. E essa motivação vem dos heróis da fé: eles nos mostram que é possível terminar a corrida ainda que seja difícil, ainda que seja dolorosa…
Ainda, o autor nos diz para nos livrarmos de tudo o que nos atrapalha. Quando pensamos nisso, logo pensamos no pecado, porém, nem sempre o que nos atrapalha é pecado, embora o pecado nos atrapalhe. Por isso vale à pena parar para pensar como, por exemplo, nos seus relacionamentos.

Relacionamentossão ótimos e necessários, porém, há relacionamentos que podem te levar para bem longe da corrida: seja um namoro fora dos princípios que Deus institui como certo ou aquela amizade que te propõe caminhos ruins e, mesmo que você ame a companhia dessas pessoas, é necessário se afastar dessas companhias.

Outro fator que pode te levar para muito distante de Deus são os seus hábitos e os entretenimentos. Eles, por si só, podem não ser ruins, mas, se você não souber organizar seu tempo e não tiver disciplina, eles podem te afastar de seu tempo de oração e leitura bíblica e de seus momentos de culto e adoração a Deus.

Além disso, há outras coisas que nos afastam de Deus: o pecado. Diferentemente de alguns hábitos e relacionamentos que podem nos afastar, de Deus, o pecado não tem essa “possibilidade” e sim, a certeza de que nos afasta do Pai. O pecado nos tira totalmente da corrida! Caso você tenha se envolvido com o pecado e, por isso, está longe do percurso, você tem a oportunidade de voltar. A palavra do Senhor diz em Provérbios 28:13 que “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”. Há a oportunidade de você voltar para a corrida: confesse seus pecados, peça perdão ao Senhor, abandone-os e volte com todo vapor à corrida.

Por fim, o autor nos incentiva a correr com perseverança. Mesmo com toda a motivação a corrida continua a ser dolorosa, quase impossível de suportar, mas devemos continuemos correndo sem desistir, nem desanimar. Ele nos diz para mantermos nossos olhos fixos em Jesus. Então, faça isso. Olhe para Ele! Tudo o que Ele suportou: as injurias, o abandono, os cuspes, o desprezo, toda dor do nosso pecado. Mas Ele sabia o que lhe era proposto, sabia da alegria que lhe esperava.
Portanto: “Eles venceram, você também pode vencer!”. Livre-se de tudo que te atrapalha e do pecado que te joga para fora da corrida e olhe para Jesus, pois, olhando para Ele você pode vencer todos os obstáculos que surgirem e terminar a corrida que lhe é proposta.

Desta forma, é necessário que você tome uma decisão de se livrar de tudo que te afasta de Deus. E, então, o que é que você precisa eliminar da sua vida para continuar na corrida?