13º salário, o que fazer?

O final do ano se aproxima e junto com ele o tão esperado 13º salário.

De acordo com a legislação, a primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro, e a segunda, até 20 de dezembro. Mas o que fazer com esse dinheiro extra? Como tomar a melhor decisão na hora de gastá-lo?

Deus nos encoraja a buscar conselho antes de tomarmos decisões. “Ouve o conselho, e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” Provérbios 19:20.

Veja, a seguir, algumas dicas para utilizar o valor de maneira correta.

 Pague dívidas em atraso

Faça um levantamento de todas as dívidas (atrasadas ou não), e analise cuidadosamente cada uma delas. Se possível, negocie desconto com os credores para pagamento à vista.

Caso opte em adiantar algumas parcelas de empréstimos ou financiamentos, lembre-se que é um direito ter redução proporcional de juros e demais acréscimos.

Para quem usa o cheque especial, vale ressaltar que as taxas de juros variam de 12% a 15% a.m. (no ano podem chegar a mais de 300%), e a dica neste caso é verificar o extrato da conta corrente dos últimos meses e somar o quanto de juros já pagou até o momento. Sair do “vermelho” é uma boa opção!

O cartão de crédito também pode ser um pesadelo para quem utiliza o crédito rotativo (popularmente conhecido como “pagar o mínimo da fatura), os juros são os mais altos do mercado e chegam a 470% a.a. Colocar a fatura em dia ou até mesmo fazer uma renegociação utilizando parte do 13º pode ser uma alternativa.

Lembre-se das contas do início do ano

Caso não tenha dívidas para pagar, outra possibilidade é reservar uma parte do 13º salário para as despesas de Janeiro com o IPTU, IPVA, material escolar, viagem de férias, entre outros.

Faça um investimento

Se não foi possível guardar um valor durante o ano todo, não tenha dívidas e seu 13º salário está literalmente “sobrando”, esta é uma excelente oportunidade para investir! Dependendo do prazo e do valor investido, há várias opções no mercado, desde a tradicional poupança ao moderno Tesouro Direto.

Por fim, e não menos importante: separe também um pouco do seu 13º salário para cuidar de si mesmo (dê-se um presente). Desfrute de momentos alegres com sua família!

Por: Hélida Maia

Nenhum comentário

Comentários estão desativados