Tudo bem se eu chorar?

Final de ano é tempo de reflexão. De tentar compreender as coisas boas e más que nos sobrevieram. As boas agradecemos e nos alegramos. No entanto, as que julgamos que foram más, é bem mais difícil de entender. Romanos 8.28 que diz: Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. ”, e mesmo este texto sendo a expressão de uma tremenda verdade, demora um tempo considerável para ser assimilado. Nem sempre conseguimos digerir e dar graças por tudo como 1 Ts 5.18 ensina. Fica mais fácil quando a nossa fé é madura e consegue ver em tudo a soberania Divina.

 

Nos casos trágicos normalmente perguntamos: Tudo bem se eu chorar? A resposta é tudo bem, o choro é livre e muitas vezes traz um alívio enorme. Grandes heróis da fé choraram como Jó, José, Davi, Jeremias, Neemias e Paulo.  Imaginemos também Jesus, o nosso Salvador, que uma semana antes de ir para a cruz e morrer por nós, no meio de uma tragédia familiar quando da morte de Lázaro, totalmente homem, sentindo a dor de Marta e Maria, se emocionar e chorar? – Jo 11.35. Por outro lado, a Bíblia diz que o choro somente será extinto na eternidade – Ap 21.4.

 

Mas atenção, há o “tempo de chorar”Ec 3.4. É como uma estação que invariavelmente passamos. Depois, devemos vencer toda incredulidade, murmuração e auto piedade, e nos fortalecer na esperança que a Palavra de Deus confere:

  • “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação” – 2 Co 1.3.
  • “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. ” – Jr 29.11,12.
  • “Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor. ” – Lm 3.21-26.
  • “Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria. ” – Sl 30.5 

Não é maravilhoso saber que temos um Deus que pode consolar-nos em todas as áreas da nossa vida, porque Ele é o “Deus de toda consolação”? Um Deus que têm planos bons para nós e quer nos dar “esperança e um futuro”? Um Deus que todas as manhãs nos sussurra: “as minhas misericórdias foram renovadas sobre ti”. “Confie, porque depois do choro, com certeza a alegria virá! ”

Só nos resta dizer ao passado e ao futuro: “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? ” – Rm 8.31.

Por: Elias Alves Ferreira, pastor e escritor