Quando Jesus vai a casa…

Que especialidade sua casa anda precisando? Em que área há necessidades nela? Às vezes precisamos de um técnico de TV; um pedreiro, um encanador, um eletricista, uma pessoa da concessionária de energia, água ou esgoto. Porém, talvez, mais que problemas estruturais, sua casa precisa de uma atenção primordial nos relacionamentos, nos sentimentos na espiritualidade. Seja qual for a dificuldade, Jesus, tradicionalmente, é um frequentador de casas. Vejamos o que os evangelhos nos contam sobre isso.

Jesus, quando vai a casa, leva cura!

Em Mateus 8.14-17 temos a história com a sogra de Pedro, nela Jesus quando vai a casa leva cura.  Isso se passou na casa da sogra de Pedro na cidade de Cafarnaum. Ao chegar nessa casa, Nosso Senhor depara-se com a seguinte situação: viu a sogra de Pedro acamada, com febre (14b).

Veja bem: o Senhor sempre está atento às nossas necessidades. Neste caso foi uma febre, e Ele a curou. Jesus contempla nossas doenças e se for Sua vontade pode curá-las. A febre indiciava uma infecção ou inflamação e Jesus tratou. Da febre ao câncer, Cristo cura sim!

Além disso, o texto mostra que após a cura, a sogra de Pedro se dispôs a servir o Senhor (v.15) e ainda abriu sua casa para que outras pessoas fossem alcançadas com a graça de Jesus: Ao cair da tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e com a sua palavra ele expulsou os espíritos e curou todos os enfermos (Mt 8.16).

Qual sua doença, de qual enfermidade seus parentes precisam ser curados? Seria uma libertação do poder dos demônios? Não há mal que Jesus não cure! Entregue a Ele! E sempre se disponha ao serviço de Deus em qualquer circunstância, ainda mais posterior a uma grande graça recebida.

 

Jesus, quando vai a casa, leva perdão!

A segunda casa que apresentamos é a que recebeu o paralítico trazido por quatro amigos. A história está situada em Mc 2.1-12. A cidade era a mesma da sogra de Pedro, provavelmente essa casa era a do discípulo, e sabendo que o Senhor estava lá, a multidão foi até lá para ouvir Jesus falar.

Jesus ensinava a palavra, seu ministério era integral. Pregação, ensino e cura, andavam juntos. Sua pregação foi interrompida pela descida do paralítico, atitude certamente condenada pela elite religiosa da época. A entrada na casa pela porta foi impedida pela atenção das pessoas a palavra do Senhor. Mas, mesmo assim, os quatro amigos do acamado o levaram até Jesus para lhe fazer algo.

Então mais que curar, neste episódio o Senhor perdoa pecados! O paralítico foi curado, integralmente: Mas, para que saibais que o Filho do homem tem autoridade para perdoar pecados na terra (disse ao paralítico) (Marcos 2.10).

Vale dizer que neste caso não temos diretamente a informação de que o doente tinha fé, porém, a fé que seus amigos tinham em Cristo, os levaram fazer todo o esforço para aproximar o amigo doente de Jesus. Às vezes nossos parentes não tem fé, mas podemos ser instrumentos de Deus para eles.

 

Jesus, quando vai a casa, leva transformação!

Nossa terceira casa fala do personagem Zaqueu. Ele é bastante conhecido. Aliás, por sinal, quando Jesus passa pela cidade dele, Jericó, a curiosidade de Zaqueu é aguçada. Ele quer ver o famoso Jesus. Mas, baixo de estatura, subiu em uma árvore. Nota-se que ele subiu na árvore só porque era baixo e não para chamar a atenção para si. Quando pensava ser mais um na multidão, Nosso Senhor o percebendo, o chama para descer de lá e ir até a casa dele. Aquilo foi impactante na vida de Zaqueu de forma tão honrosa que o impulsou a viver de forma diferente.

O líder dos cobradores de impostos, talvez craque em “caixa dois”, foi transformado pela presença do Senhor: Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Vê, Senhor, darei aos pobres metade dos meus bens, e, se prejudiquei alguém em alguma coisa, eu lhe restituirei quatro vezes mais. Disse-lhe Jesus: Hoje a salvação chegou a esta casa, pois este homem também é filho de Abraão. (Lucas 19.9-10)

A salvação de Jesus transforma a corrupção humana. Você tem alguém perdido na família? Não importa qual seja, a presença de Jesus, pode transformar essa pessoa. Afinal: o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lc 19.11)

Qual a especialidade de Jesus que você precisa na sua casa? Qual serviço do Senhor você tem necessidade? Para o doente Jesus pode trazer a cura; para o pecador o perdão; para o “trambiqueiro” transformação. Você, seu parente ou seu vizinho precisam de qual especialidade de Jesus? Lembre-se: quando Ele entra numa casa, as coisas nunca mais são as mesmas!

Por: Andrei Sampaio Soares – Teólogo, escritor/editor do Além Portal