Preparando o TCC

Quando nos deparamos com a sigla TCC, rapidamente vem a nossa mente o significado da mesma “Trabalho de Conclusão de Curso”. Para alguns alívio, para muitos tensão, pois estão no preparo dele, e para outros anseio  para passar logo por essa fase; fase essa que resulta no estágio final para a entrega do tão sonhado diploma de formatura. A graduação é algo sonhado e necessário a todos que procuram uma vida melhor, com condições de ingressar para o trabalho dos sonhos.

O período de preparação do TCC exige do educando: tempo, trabalho de campo, conhecimento das normas (ABNT), que será usado para orientação na digitalização do trabalho, fora a preparação psicológica para a apresentação que será diante de um grande público e da mesa dos docentes e reitor da faculdade. Todos esses quesitos devem ser levados em consideração, pois sem a aprovação deste não haverá diploma e sem diploma não haverá pós-graduação.

Trazendo para o lado espiritual podemos afirmar que estamos num curso de graduação, a matricula foi feita na faculdade da fé, o próprio Reitor (Cristo Jesus) é quem contrata mestres (pastores) para o ensino dos alunos, e trabalhamos o TCC diariamente, para no dia da apresentação (não sabemos nem o dia nem a hora) diante da grande mesa, estejamos preparados para sermos aprovados e recebermos o diploma e nesse momento ingressarmos para pós; essa pós nos dá a graça de vivermos e estarmos com o Grande Reitor para sempre, o Grande Mestre dos Mestres que sempre esteve ao lado dos professores (pastores) guiando e dando a didática certa para o nosso crescimento.

Para chegar à aprovação temos que passar pelas etapas: Tempo – o tempo é necessário para o estudo daquilo que é ensinado, meditar na palavra e sempre que surgir às dúvidas perguntar; Trabalho de Campo – deve ser feito diariamente, precisamos passar aquilo que aprendemos pra outras pessoas, não podemos nos formar sozinhos é preciso de mais alunos e você deve divulgar a escola (II Tm. 4:2); Conhecimento das Normas (Bíblia) – para ser aprovado precisamos seguir as regras designadas pelo próprio Reitor, a Lei precisa ser cumprida, é preciso ter amor e harmonia com todos os meus colegas de classe.

Preparação psicológica – para vencer essa etapa, só preciso seguir as Normas, lá encontro forças para não desistir, preciso terminar, não posso desanimar, qualquer descuido peça auxilio ao seu orientador (pastor) ou ao próprio Reitor (Cristo, em oração) eles com certeza te ajudarão. E após cumprir diariamente todas as etapas chegará o dia – que será surpresa – em que apresentaremos nosso TCC diante de todos os alunos, docentes e Reitor, não ha como pular etapas, o Reitor tem nossa ficha completa em mãos, ele nos aprovará ou nos reprovará, não há meio termo, porém, durante o processo de preparação você pode errar e no mesmo momento falar com Reitor e ele dará uma segunda chance, todavia na apresentação final não há como efetuar rematrícula, por esse motivo precisamos estar sempre afiados na matéria e com o material sempre pronto, pois esse dia pode ser hoje! (II Tm. 2:7).

Por: Andreza Guimarães

Fonte: Sou da Promessa