Parei de perder tempo! Quero ser intencional

“Os grandes movimentos não começam com muitos, começam com os poucos que desejam fazer alguma diferença”. Essa frase foi dita por John Maxwell, uma das maiores autoridades norte-americanas da atualidade; ensina sobre liderança e prepara pessoas que, segundo ele, são os “catalisadores” da mudança que propõem no lugar onde atuam.

Passar por transformações, na maioria das vezes, gera dentro de nós resistência, insegurança e medo. Nesse processo, é essencial que aconteça, primeiramente em nós, uma mudança de mentalidade, uma transformação no estilo de vida, para depois levarmos a proposta a outros.

O grande vilão da nossa época é a falta de tempo. Sua expertise é a de nos manter distraídos com coisas banais, assuntos paralelos, causas infundadas, excesso de trabalho, modismos, fake news, últimos lançamentos de toda natureza. Enquanto permanecemos ocupados demais, nossa prioridade é mutilada e deixamos de reservar tempo para aquietar-nos na reflexão dos ensinamentos bíblicos, de ouvir a voz de Deus e de conhecer a sua vontade para nossa vida.

É válido relembrar o alerta registrado no texto aos Efésios 5:15-17 (NVI): “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”.

Penso que ser intencional é viver de maneira simples, com propósitos claros, com as emoções bem ajustadas, sem desviar o olhar do foco principal. Podemos levar a água da vida às pessoas, com nossas atitudes diárias, indo e fazendo discípulos.

Fomos alcançados pela graça e aceitamos o desafio de seguir a Cristo. Nesse propósito, tornar-nos o mais semelhante possível D’Ele, em seu caráter e amor pela humanidade, deve ser o nosso maior desejo.

Somos convidados por Deus a nos capacitar pelos ensinamentos de Cristo, e sermos os proclamadores da notícia mais importante que uma pessoa pode receber, a de saber que há esperança para sua vida e que existe salvação e liberdade à sua espera.

Fica o convite para que você se una a esse movimento, reorganize melhor o seu tempo, viva de forma intencional e seja um catalisador de transformação na vida daqueles que estão sedentos por mudança.

Por: Maristela Montanheiro de Paula, casada com o Pastor Amadilson de Paula, mãe de Stephany Nicolle e Nathalie Caroline. Congrega na Igreja Adventista da Promessa da Vila Maria/SP. Pós-graduanda em Aconselhamento, Mercadóloga, Pedagoga e trabalha com gestão empresarial.