
“Os grandes movimentos não começam com muitos, começam com os poucos que desejam fazer alguma diferença”. Essa frase foi dita por John Maxwell, uma das maiores autoridades norte-americanas da atualidade; ensina sobre liderança e prepara pessoas que, segundo ele, são os “catalisadores” da mudança que propõem no lugar onde atuam.
Passar por transformações, na maioria das vezes, gera dentro de nós resistência, insegurança e medo. Nesse processo, é essencial que aconteça, primeiramente em nós, uma mudança de mentalidade, uma transformação no estilo de vida, para depois levarmos a proposta a outros.
O grande vilão da nossa época é a falta de tempo. Sua expertise é a de nos manter distraídos com coisas banais, assuntos paralelos, causas infundadas, excesso de trabalho, modismos, fake news, últimos lançamentos de toda natureza. Enquanto permanecemos ocupados demais, nossa prioridade é mutilada e deixamos de reservar tempo para aquietar-nos na reflexão dos ensinamentos bíblicos, de ouvir a voz de Deus e de conhecer a sua vontade para nossa vida.
É válido relembrar o alerta registrado no texto aos Efésios 5:15-17 (NVI): “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”.
Penso que ser intencional é viver de maneira simples, com propósitos claros, com as emoções bem ajustadas, sem desviar o olhar do foco principal. Podemos levar a água da vida às pessoas, com nossas atitudes diárias, indo e fazendo discípulos.
Fomos alcançados pela graça e aceitamos o desafio de seguir a Cristo. Nesse propósito, tornar-nos o mais semelhante possível D’Ele, em seu caráter e amor pela humanidade, deve ser o nosso maior desejo.
Somos convidados por Deus a nos capacitar pelos ensinamentos de Cristo, e sermos os proclamadores da notícia mais importante que uma pessoa pode receber, a de saber que há esperança para sua vida e que existe salvação e liberdade à sua espera.
Fica o convite para que você se una a esse movimento, reorganize melhor o seu tempo, viva de forma intencional e seja um catalisador de transformação na vida daqueles que estão sedentos por mudança.
Por: Maristela Montanheiro de Paula, casada com o Pastor Amadilson de Paula, mãe de Stephany Nicolle e Nathalie Caroline. Congrega na Igreja Adventista da Promessa da Vila Maria/SP. Pós-graduanda em Aconselhamento, Mercadóloga, Pedagoga e trabalha com gestão empresarial.