Não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje!

Com certeza, você já ouviu o provérbio popular: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, é muito comum dizer ou ouvir, mas nem sempre paramos pra pensar sobre o assunto. Vamos refletir juntos?

O ritmo frenético e desenfreado dos dias atuais nos submete a um modo automático fazendo que deixemos passar despercebidas muitas coisas importantes em nossa vida, às vezes coisas que parecem simples, mas que são de grande valor. Então, hoje enxergamos o que não fizemos ontem, talvez não seja possível fazer hoje e nos programamos para fazer amanhã. Mas qual domínio nós temos sobre o amanhã? Veja o que diz a Bíblia: Salmos 39:5 “A vida que me deste não é mais longa que alguns palmos. E diante de Ti toda a minha existência não passa de um momento; na verdade o ser humano não passa de um sopro.” Tiago 4:14 “Porque, que é vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois desvanece.”  Esses versos podem perfeitamente afirmar o dito popular citado acima. Não quero dizer que você não tenha sonhos enquanto estiver nesta terra ou não faça planos, pois sou muito a favor de fazer planejamentos em todas as áreas da vida: espiritual, financeira, familiar etc. Mas o que chamo atenção nesta reflexão é sobre o estilo de vida, comportamento, relacionamentos e nossa comunhão com Deus.  Isso sim não devemos postergar nunca!  Deus nos deu um presente valioso: a vida. Por isso devemos desfrutá-la com muito amor e sabedoria, valorizar cada momento e quem faz parte dela. Amar nossos pais, cônjuges, filhos, parentes, amigos, tratar com cordialidade e respeito a todos que estão à nossa volta. Às vezes nos estressamos com tantos detalhes, complicamos demais nossa convivência, quando tudo deveria ser mais simples.

Que tal fazermos um desafio? Experimente levantar-se de manhã como se fosse um dia especial: cumprimente a todos com um sorriso, beije seus familiares, espalhe palavras boas a quem encontrar, fale de Cristo com muito amor a quem puder e não se deixe estressar, nem entristecer, ore e cante louvores durante este dia.  Como será o resultado? Qual será a reação das pessoas à sua volta? É óbvio que não seremos assim todos os dias, afinal somos humanos e falhos e Deus no seu extraordinário amor e infinita misericórdia nos compreende. Mas podemos nos esforçar para viver melhor, Ele mesmo disse: “esforça que Eu te ajudo”. Demonstre através de pequenos gestos e atitudes seus sentimentos, isso faz toda a diferença. Se precisar pedir perdão ou liberar perdão, faça hoje! Organize sua agenda, tenha tempo para compartilhar momentos de comunhão à mesa, permita-se ficar off-line para estar presente com quem está do seu lado, tire aquela louça fina que fica guardado para as visitas e use-as com sua família, ame, abrace seus familiares, fale mais com seus amigos… E o mais importante: nossa comunhão com Deus, pois amanhã pode ser o grande dia da vinda de Cristo, e devemos estar preparados HOJE!

Por: Rosângela B. Covre –  IAP Guaianases- SP