Mais que uma amiga, uma irmã! – Feliz Dia do Amigo

Ter amigos é um privilégio!

Pesquisando a palavra “amigo”, encontramos muitos conceitos sobre seu significado. Mas a que mais me agrada é: “amigo é aquele que demonstra gostar de você, que mantém um relacionamento afetivo e de respeito contigo, sabe te ouvir e dá bons conselhos mesmo que estes não te agradem, porque quer te ver bem.”

Em nossa vida inteira temos muitos conhecidos, colegas, mas amigos são poucos. Estamos sempre cercados por pessoas que queremos bem. O ser humano tem a necessidade de se relacionar, pois Deus nos criou assim.

Porém, somos limitados devido à nossa natureza humana e o que pareceria ser para sempre, de repente por uma razão qualquer, muda. Veja o exemplo de Jó, que era um homem de muitos amigos, mas no momento de dor estes o abandonaram. “Todos os meus amigos íntimos me abominam e até os que eu amava se tornaram contra mim” (Jó 19:19). Muitas vezes somos levados por atitudes que nos tira o foco e nos faz tomar decisões erradas. Quem nunca, sem querer, fez alguma coisa que magoou o seu amigo e depois se arrependeu muito? Todos estamos sujeitos a isso, mas é preciso perdoar e ser perdoado.

Outras vezes somos levados em um relacionamento de amizade unilateral. Você se considera amigo de alguém e essa pessoa não te vê com os mesmos olhos.  Isso se torna uma frustação, te leva à tristeza, ao sofrimento. Por isso precisamos orar e pedir a Deus que afaste de nós as amizades que nos levam à ruína. Precisamos pedir discernimento para distinguir o certo do errado. Pedir orientação para saber escolher bem aqueles que vamos chamar de “amigo”. Em Provérbios 18:24 diz que “O homem que tem muitos amigos, tem-nos para sua ruina; mas, há um amigo que é mais chegado do que um irmão”.

Ter um amigo mais chegado que um irmão é uma dádiva!

Ele é íntimo da sua casa e da sua vida, participa em todas as ocasiões com você, tristes ou alegres, e faz questão de estar ao teu lado. Você tem prazer em estar com ele e ele contigo. O sentimento é compartilhado. Esses laços de amizade devem ser cultivados e preservados. Em Provérbios 17:17 confirma que “O amigo ama em todo o tempo; e para a angustia nasce o irmão.”

Mas, como já dissemos, o ser humano é limitado, mas tem alguém que é amigo em qualquer hora, em todos os momentos, que não tem limitação alguma. Tem um amor profundo por seus amigos, que pode ajudar na causa mais impossível, sim, Jesus é nosso melhor amigo! Como diz aquela canção: “Nenhum amigo há igual a Cristo! Não nenhum! Não Nenhum! Outro não há que minh’alma salve, Não nenhum! Não Nenhum!” João 15:15 nos prova isso: Já não vos chamo servos, porque os servos não sabem o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai, vos dei a conhecer.

Ter um amigo como Jesus é o maior privilégio! Ele te escolheu e foi por amor! Invista nessa amizade!

Geslaine da Silva Pereira Matheus congrega na igreja de Maringá (Cariovaldo) – Contadora

Nenhum comentário

Comentários estão desativados