LUTE POR… suas amizades!

Em dias de milhares de amizades virtuais, é saudável ter amizades reais e presentes. Embora as redes sociais nos mantenham atualizadas do que de melhor acontece na vida de nossos amigos e até nos aproxima de alguns que estão distantes, faz bem ter aquela pessoa que olha nos olhos, nos dá um abraço e compreende nosso riso e nosso choro, nos repreende e nos motiva, além do você está linda, maravilhosa e “lacrou” das redes. Em alguns casos, há aquela amiga de longe que cultiva uma boa e verdadeira amizade mesmo à distância, vale a pena tê-la também.

Sim, ter amigos verdadeiros é um grande desafio! Em uma sociedade cada vez mais individualista e fechada, é necessário lutar para ter e ser uma amiga de verdade. Um belo exemplo que encontramos na Bíblia é Noemi e Rute. Ah, mas elas viviam em outra realidade… sim; mas estamos falando de duas viúvas, sogra e nora, um relacionamento por si só delicado, porém verdadeiro e que foi necessária muita disposição para mantê-lo.

O nome de Noemi significa encantadora, agradável, suave. Ao que tudo indica, essas eram características dessa mulher. Podemos notar suas duas noras, Orfa e Rute, chorando muito quando ela as manda voltar para seu povo (Rt.1:9). Com certeza essas duas moabitas aprenderam muito com esta mulher de Deus. Orfa decide ficar com sua família, porém, junto com Rute, foi marcada por uma mulher que conhecia a Deus. Podemos notar isso pelas palavras de Rute quando diz: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti” (Rt.1:16-17). Seja uma mulher agradável, alguém com quem as pessoas gostam de estar, amável, bem-humorada, sábia, gentil, educada, bondosa, respeitável!

Rute, por sua vez, demonstra uma fidelidade e amor enorme à essa viúva. Vai com ela para Belém mesmo sabendo que enfrentariam muitas dificuldades, vai trabalhar no campo, pegando as sobras da colheita para ter alimento para as duas. Estar junto nos momentos difíceis, fortalece os laços de qualquer relacionamento. Lute, sendo fiel e demonstrando amor!

Outro fator essencial, Noemi foi uma influenciadora! Apresentou seu Deus à Rute, aquilo que ela tinha de melhor! Com certeza era uma mulher cheia do Espírito Santo e compartilhou seu tesouro ao ponto de Rute encontrar alguém que a resgatou e a fez integrante da genealogia de Jesus. A graça do Senhor alcançou estas mulheres. Lute, sendo cheia do Espírito Santo e abençoando suas amigas!

Por: Débora de Assis Pereira de Souza Santos, casada com o Pr Franilson Gugelmim dos Santos, Mamãe da Lívia, Contadora reside em Maringá, congrega na Igreja Adventista da Promessa em Cariovaldo.