Graça derramada

“E lhes darei um só coração, e um só caminho, para que me temam para sempre, para seu bem e o bem de seus filhos…” Jr 32.39

 Deus é o autor e doador de toda graça. Em toda a história, mesmo nos momentos mais difíceis, podemos encontrar a graça de Deus.

Tudo o que Ele faz é norteado pela graça. A graça é a coluna na qual sustenta todas as ações de Deus.

O Cordeiro do Éden, o dilúvio de Noé, a prisão de José, a libertação de Israel do Egito, foi demonstração da graça.

Mas o maior derramar de graça da história, foi a morte de Jesus na cruz e a Sua ressurreição ao terceiro dia.

Por isso vocês podem sempre contar com Ele. Houve um episódio na vida de Pedro que deixa claro à intervenção de Cristo. Estava no meio de uma tempestade, no mar da Galileia, Jesus veio andando sobre as águas, e Pedro pediu: mande eu ir contigo e Jesus disse: Vem! E quando ele foi, o vento e as ondas encheu o coração dele de medo e começou a afundar. Então, ele clamou, socorre-me! E a mão forte de Jesus o segurou.

Nas situações de medo, de perigo, ele sempre estará por perto para socorrer.

E na união de duas pessoas, podemos encontrar a graça do Eterno? É claro que sim.

“E lhes darei” – É Deus quem faz. Ele que cria, sustenta, protege e guia. Um dos nomes de Deus na Bíblia é “O Deus de toda a graça” – 1 Pe 5.10. Graça, é doação para quem não merece, mas que o Senhor faz questão de doar. E para o casamento é assim:

“E lhes darei um só coração” – coração é: Sentimento, emoção, vida relacional, palavras, a nossa psique. Saúde emocional. Se o nosso interior estiver bem, o restante também estará. O Senhor promete criar condições para que o casal tenha condições de optar de ter um só coração.

“E um só caminho” – Caminho significa: Projeto de vida, razão, planejamento, estratégia, futuro, unidade de destino.  Casamento para ser vitorioso precisa ter um só caminho. Encruzilhadas não, caminho sim. Por outro lado, caminho na Bíblia é uma pessoa. E o nome dessa pessoa chama-se Jesus.

“Para que me temam” – Objetivo principal temer a Deus. Temer a Deus não significa ter medo, mas respeito, consideração, obediência, amor e adoração.

Mas temer de vez em quando? Não! O texto diz:

“Me temam para sempre” – É uma aliança inegociável, perene, diária. As bênçãos são diárias para aqueles que O buscam diariamente.

“Seu bem” – Deus sempre tem o melhor. Ele não tem o mal, o castigo, a dor. Embora estejamos sujeitos a tudo isso. “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e por suas chagas fomos sarados” disse o profeta Isaías.

“E de seus filhos” – Isto quer dizer a maior das heranças que são os filhos. – História continuada. Ele cuidará de tudo. Ele cuidará do futuro.

Vocês querem tudo isso?

Então confiem na graça de Deus, para que Ele lhes dê um só coração, um só caminho, vivendo em Seu temor. Fazendo isso, com certeza, terão o melhor no presente e no futuro.

Por: Elias Alves casado com Marilsa Ferreira. Pai de Marilis e Eliel. Pastor aposentado e escritor, integra o Departamento Ministerial da Geral.