Fale sempre a verdade, do jeito mais doce possível

20Você tem facilidade de falar a verdade?Já se questionou alguma vez por ter falado de forma ríspida? Pois bem, esses questionamentos são fundamentais no desenvolvimento dos relacionamentos.

Quem nunca pediu opinião sobre determinada situação e ficou contrariado com o que ouviu? Ás vezes, ficamos frustradas diante da verdade, pois há um confronto, sobretudo da nossa expectativa. Ao opinar sobre determinada situação podemos agir impulsivamente, quase sem pensar já falamos e, sem perceber, podemos magoar. A nossa atitude deve ser sempre sincera diante das circunstâncias. Sendo que a forma como falamos necessita ser cordial.

Certamente, em algum momento falhamos com a verdade, preferindo omití-la.  Esse caminho é perigoso! Na frase “uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade” revela algo prejudicial, uma tentativa de enganar a mente justificando a mentira. Em provérbios 12:22 diz “O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade”. A sinceridade agrada ao Senhor e devemos buscar essa virtude.

O altruísmo e a cordialidade são fortes aliados na vida do ser humano para o estabelecimento de um ambiente harmonioso. A atitude de nos colocarmos no lugar do próximo nos ajuda a dizer a verdade, evitando situações desagradáveis. A bíblia recomenda em Colossenses 4.6 “Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto”. Que possamos exercitar esse ensinamento nos diferentes relacionamentos.

Se você é uma pessoa sincera, ore a Deus pedindo sabedoria para falar com amor. Se você tem dificuldade de falar a verdade, busque também em oração para que Ele possa transformar suas dificuldades em potencialidades. Tiago, no capítulo 1 e versículo 19, nos aconselha que “sejamos todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.”

Por: Nilce Lene dos Santos Felipe congrega na Igreja Adventista da Promessa em Marco Belém e é secretário do Ministério de Mulheres na convenção Norte