Estou em reforma – o que precisa de ajuste em minha vida?

No dia 31 de outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. Certamente, quando pregou suas 95 teses na porta do Castelo de Wittemberg no dia 31 de outubro de 1517, o monge Martinho Lutero não imaginou os rumos que sua atitude iria desencadear. O fato é que a partir disso, houve uma grande mudança na maneira que as pessoas vivenciavam sua fé em Cristo e na Bíblia Sagrada. O objetivo do movimento da Reforma era resgatar princípios bíblicos fundamentais que haviam sido deixados de lado ao longo dos anos. Era necessário fazer ajustes, pois ensinamentos bíblicos foram desprezados. Tais princípios podem ser resumidos em cinco pontos principais: somente a graça (Sola Gratia), somente a fé (Sola Fide), somente as Escrituras (Sola Scriptura), somente Cristo (Solus Christus) e somente glória a Deus (Soli Deo Gloria).

Ao ler estas linhas, você mulher pode estar pensando: “mas, qual a relação disso com a minha vida?” Reflitamos juntas: será que não existe aspectos em nossa própria vida que também precisam ser reformados e ajustados conforme a Palavra de Deus? Como mãe, como esposa, como profissional, como serva e discípula de Cristo que aspectos da nossa vida ainda precisam ser ajustados pelo Espírito Santo? É muito importante examinarmos nossa vida, reconhecermos nossas falhas, pedirmos o perdão de Deus e buscarmos em Cristo a santificação de nossos pensamentos, palavras e atitudes. Para que este ajuste aconteça, é fundamental que entreguemos nossas vidas a Jesus e estejamos firmadas nos princípios da Bíblia Sagrada. Essa mudança, esse ajuste não acontece de uma hora para outra, mas é realizado pelo Espírito Santo a partir do momento em que renunciamos a nós mesmos, abandonamos o pecado e escolhemos seguir Jesus e amá-lo de todo o coração. É, portanto, um projeto de vida, uma reforma que não tem fim nesta vida.

Pode ser que a área em que precisamos fazer ajustes em nossa vida seja o nosso relacionamento com o próprio Deus, pois não entregamos nosso coração a ele totalmente. Ou, pode ser nosso relacionamento conjugal que precisa ser restaurado pelo Espírito Santo. Ou ainda, nosso relacionamento com os filhos necessita de ajustes que somente o evangelho de Cristo vai proporcionar. Ou, até mesmo nossa vida profissional deve ser ajustada, já que nossa profissão deve ter como objetivo também glorificar a Deus. Pode ser ainda, que nossa vida devocional, nossas palavras, nossos pensamentos, nossas atitudes precisem de uma reforma urgente realizada por Cristo! Não desanime! A boa notícia para você é que assim como Jesus tem transformado e reformado a minha vida e a vida de muitas mulheres ao longo da história, ele pode transformar e ajustar a sua vida também. Para que isso aconteça, busque ao Senhor, entregue-se a ele, aprofunde o seu relacionamento com ele, estude e pratique os ensinamentos bíblicos que certamente sua vida será ajustada para a glória de Deus!