Ele se importa com você, confie nele!

Deus governa sobre o universo e dentre os seus atributos, destaca-se a onisciência, onipresença e onipotência, ou seja, Ele é conhecedor de todas as coisas, está em todos os lugares e tem todo poder sobre o mundo.  Apesar dessas qualidades, os seres humanos possuem dificuldades em compreender o agir de Deus em suas vidas, querendo que os seus sonhos e vontades prevaleçam diante do querer do Criador. Contudo, Deus com sua sabedoria, nos ensina a esperar e confiar nos planos que Ele tem para nossas vidas. Seu querer vai além do que imaginamos ou sonhamos.

No Livro de 1 Samuel, capítulo 30, conta-se a história do exército hebreu, que teve sua cidade de Ziclague incendiada pelos amalequitas. Nesta oportunidade, eles levaram presas as mulheres e filhos dos soldados, aproveitando-se do período que o exército viajava.  Ao retornarem e constatarem os fatos, a tropa ficou angustiada e os sentimentos de raiva e revolta apareceram. Nesse momento, Deus concedeu forças para Davi, que consultou o Senhor e decidiu seguir os amalequitas com os seus 600 homens e resgatar seu povo. Todavia, quando chegaram ao ribeiro de Besor, duzentos homens, não tiveram condições de prosseguir na perseguição, pois estavam exaustos. O ribeiro de Besor, tornou-se para estes soldados um lugar de tratamento e refúgio.

Muitas pessoas podem achar que esses soldados eram fracos ou retardatários, contudo não vemos Davi advertindo-os, ao contrário, o líder respeitou a fragilidade dos mesmos e permitiu que ficassem e se tratassem e quando reconquistou o seu povo, repartiu igualmente as riquezas que haviam tomado dos amalequitas.

Neste contexto, aprendemos que existem momentos que os sentimentos de exaustão e cansaço nos acometem, mesmo em situações que muitas vezes gostaríamos de avançar, sendo necessário, reduzir a marcha e deixar Deus comandar as coisas.

Nesses momentos, queremos um abraço de Deus e sentir seu amor por nós, desejamos sermos cuidados, assim como, os soldados foram. No riacho de Besor, não temos forças para prosseguir, entretanto, é uma fase que estamos em tratamento. Qual é o seu ribeiro de Besor? A descoberta de uma doença, a morte de alguém querido, decepção, falta de emprego ou transtornos emocionais?  Seguir, torna-se difícil? Mas nesse momento nos deparamos com a grandeza de Deus, que derrama o seu bálsamo, pois no ribeiro, existe a renovação de forças, o descanso e Deus cuida das nossas fragilidades, para posteriormente, consigamos guerrear com os 400 homens, que naquele momento encontrava-se em um período distinto.

Respeite a tua fase e acredite que Deus está no comando de todas as situações, pois ele tem e sempre terá o melhor para você.

Por: Beatriz Fresche de Souza formada em psicologia; congrega na igreja Adventista da Promessa em Americana