Dia da Preparação – Quanta falta faz!

“Falou mais o Senhor a Moisés dizendo:  Tu pois, fala aos filhos de Israel  dizendo: ‘Certamente guardareis meus Sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibas que eu sou o Senhor que vos Santifica.” (Êx 31: 13)

 Preparação: Ato,efeito ou modo de preparar(se); preparativo; apresto…

Aprestar: aprontar; preparar com prontidão; prover do necessário; dispor-se; preparar-se; aprontar-se

Buscando no dicionário o significado da palavra preparação, encontrei o sinônimo que a meu ver é bastante oportuno para a nossa reflexão, são os verbos: dispor-se e aprontar-se.

Enquanto escrevo, passa em minha mente cenas da minha infância, adolescência, enfim, de todos os meus dias na casa paterna: meu pai nos apressando para que estivéssemos prontos  para reunidos recebermos o Santo Sábado do Senhor.  Com a ajuda de Deus, algo que pra nós era tão familiar, o dia da preparação, como eram chamadas nossas sextas-feiras, isso sempre acontecia sem problemas. Era um hábito, um santo hábito.

Acredito que pra muitos jovens de hoje, os textos dos evangelhos, onde é mencionado o Dia da Preparação: “Era o Dia da Preparação e estava para começar o Sábado” (Lc 23: 54); “E chegada a tarde, porquanto era o Dia da Preparação, isto é, à véspera do Sábado.” (Mc 15: 42); e outros, chegam a não fazer muito sentido, ou seja, não tem muito a ver com a sua relação com o Sábado hoje, mas com certeza, a geração de seus avós, pais, entendem perfeitamente o que essas mulheres citadas no restante destes textos, estavam fazendo. Em especial suas avós, mães e demais mulheres da família. Não que os homens não tenham sua participação. Muito pelo contrário, como sacerdotes do lar, cabe a eles o ensino bíblico e iniciativa pra que esse procedimento seja  estabelecido ou resgatado.

Em Esdras 7:10 encontramos um bom exemplo disso: “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do Senhor e para cumprir e para ensinar em Israel os Seus Estatutos e os Seus Direitos.”

É dos pais a missão de ensinar a correta e bíblica guarda do Sábado, sinal entre  Deus e Seu povo em todas as gerações.

Não podemos afirmar que a Preparação para o Sábado  é de toda negligenciada em nossos dias. É comum ainda encontrarmos donas de casa zelando pela limpeza, preparando a casa para o sábado, preparando com todo carinho um prato especial para o sábado, que  muitas vezes traz consigo algumas visitas, ou ainda preparando a sua roupa e de toda a família para serem usadas no Sábado. Encontramos grande número de chefes de família correndo pra não deixar nada pendente, abastecendo seu carro, passando para comprar alguma coisa que está faltando na despensa. Seja ele empregado ou patrão,  há o momento de deixar para o domingo ou para segunda-feira o que não foi possível fazer até a hora de encerrar as atividades da semana.

Mas será que a Preparação para o sábado consiste apenas nisso? Claro que tudo isso é parte do momento solene de receber  o sábado em nossas vidas, mas não é tudo, não é o mais importante.

Se analisarmos mais a fundo o  dispor-se, o aprontar-se lá do início, vamos entender que é necessário algo mais, preparação é algo mais. É necessário que o sábado nos encontre com corações, com espíritos prontos, preparados pra adorar ao Criador. Isso exige disposição, desejo, força de vontade.

Mas isso é possível, nos dias de hoje?

Afirmo que sim. É possível em qualquer época.

Mas como?

Se em todo o transcorrer da semana prepararmos o nosso coração para guardarmos o Sábado como a Bíblia nos ordena, se em todos os dias da semana o Sábado ocupar um lugar de destaque, um lugar especial em nosso coração, se ao nos levantarmos da nossa oração de agradecimento e entrega do Sábado, ao recebermos as bênçãos para a semana que se inicia, nos sentirmos verdadeiramente abençoados, santificados e em perfeita comunhão com o Senhor, será possível estarmos prontos quando o próximo Sábado chegar.

É possível, se à medida que a semana vai se aproximando do final, nossos afazeres seculares forem ocupando um segundo plano em nossa vida. Para isso é necessário planejamento semanal, organização, sem faltar oração, momento devocional, diariamente. Só assim o sábado nos encontrará com corpos mais descansados, mais aliviados das tensões diárias, mais alegres com a  aproximação do dia de  repouso planejado para nós desde que fomos criados.

Quando os últimos raios de sol do Dia da Preparação se apagarem no horizonte, estejamos nós onde estivermos, muitos, principalmente nas grandes cidades, ainda no caminho de volta pra casa, que possamos desfrutar da indescritível alegria que o sábado nos proporciona.

Todos, sem exceção, têm  a oportunidade algumas vezes no ano, em especial nos dias de verão, de reunir a família para, no altar familiar, ao som de louvores, leitura da Palavra de Deus, oração, abraços carregados de emoção e alegria, receber as bênçãos do sábado em suas vidas e suas casas.  Algumas famílias têm o privilégio de experimentar essa santificação todas as semanas. Ainda que nem todas as vezes, estejam fisicamente juntos, espiritualmente podem estar. Às vezes separados por muitos quilômetros, um telefonema, uma mensagem de Feliz Sábado (por SMS ou  e-mail), ou  mesmo um pensamento e uma oração um pelo outro. Quando o Sábado do Senhor chegar, é possível, nos dias de hoje, estarmos prontos.

Querido leitor deste artigo, se você não conhece ainda a experiência da Preparação, ou se já, mas faz tempo que a abandonou, aceite o desafio de na próxima semana colocar na sua agenda O Dia da Preparação. Objetivo: encontrar a Paz, a Harmonia, o verdadeiro descanso bíblico. Marque, no próximo pôr-do-sol de sexta-feira, um encontro muito especial com quem diz ser o sábado um sinal entre Ele e Seu povo, e  diz que através desse sinal escolheu nos santificar.

A guarda do sábado é algo que a Igreja santa não pode negociar, e o melhor meio de proclamação do Evangelho da Paz. Precisamos estar dispostos, aprontados para o encontro com Jesus que está voltando.

Sou imensamente grata ao meu saudoso pai, que mesmo contrariando nosso desejo de brincar um pouco mais, nos reunia pra que aprendêssemos uma lição, que sem dúvida  foi fundamental pra minha vida hoje: sem a preparação física e principalmente do coração, é impossível desfrutar de toda a plenitude das bênçãos, em especial a bênção da santificação, inerente à guarda do sábado, e que semana após semana, Deus não se  cansa de renovar na vida de todos aqueles que continuam tendo os Seus Sábados em alta estima.

Pensemos urgentemente sobre o que significa “Dia da Preparação”, e, principalmente, na falta que está fazendo na vida do crente que busca ser fiel.

Que Deus nos abençoe.

 

Dsa. Marta Olivia de Oliveira Santos, Depart. Evangelismo Fesofap – IAP Bras Cubas SP