Confie em Deus em meio a escuridão

Escuridão: Característica ou particularidade do que é escuro; qualidade daquilo ou do que não possui luz. Essa é a definição de escuridão segundo o dicionário.

Há dias e momentos em nossas vidas que nos sentimos assim, mergulhadas na escuridão. Falta-nos luz, direcionamento, discernimento que nos traga a solução para a nossa dificuldade.

A nossa vida não é feita só de momentos bons, mas também de tempos difíceis, e não podemos fugir deles pois é nessa hora que a nossa confiança em Deus é testada! É muito fácil cantar: “Sou feliz com Jesus”, mas outra coisa é dizer isso quando terminamos um relacionamento, quando descobrimos uma doença ou quando estamos cheios de problemas. Geralmente quando essas coisas acontecem, queremos “chutar o balde”, mas se fizermos isso, nunca encontraremos a saída que Deus tem para nós.

Todo mundo tem problemas, mas nem todos vêem seus problemas do mesmo jeito. Alguns ficam amargurados, alguns encaram seus desafios com medo, outros com fé. E você?

O Salmista no Salmo 42;5 perguntou “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim?” As dificuldades da vida ameaçaram tragá-lo. Mas, na hora certa, o escritor tomou esta decisão: “Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei. Quando os problemas vêm podemos ficar estressados e perturbados… ou podemos confiar em Deus!

Filipenses 4;6-7 nos diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Como é possível não ficar ansioso com tantos problemas acontecendo ao mesmo tempo?

Você precisa se lembrar de algumas coisas importantes: Deus nos criou dependentes dEle; Jesus nos avisou que viveríamos aflições, mas disse que Ele venceu o mundo; temos um inimigo derrotado e fomos feitos vitoriosos por causa da vitória de Jesus

A ansiedade é um comportamento que você aprendeu e repete mesmo sem perceber. Agora, é hora de exercitar um outro comportamento: o da fé. Deus nos convida a confiarmos que Ele mesmo está cuidando de nós.

A paz verdadeira encherá a sua vida a ponto de você enxergar tudo de forma diferente, mesmo que as pressões externas ainda não tenham acabado. Ouça a voz do Espírito Santo, porque Ele sonda os corações e intercede, suplicando a Deus em nosso favor. Se estivermos incertos, inseguros quanto ao nosso futuro, quanto ao caminho a tomar, este é o momento de confiar e esperar em Deus! Fé é caminhar com firmeza na escuridão, tendo a certeza de que alguém te guia.

Não temais; aquietai-vos (permanecei firme, confiante e inabalável) e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará… (Êxodo 14.13)

 

Maria Vilma de Carvalho Andrade (Dsa), casada com o Dá. Eli de Andrade, tem duas filhas (Tatiane e Vanessa) e quatro netos (Maxi,André, Emily e Liz (nasce em Agosto). Congrega na IAP em Vila Nhocuné, Diretora do Ministério de Mulheres Regional Paulistana Leste e trabalha na secretaria da Convenção Paulistana Leste.