Como você lida com os seus fracassos?

Fracassar tem várias definições: falhar, não ter sucesso, frustrar, anular, descartar possibilidades, provocar estragos, tornar-se inútil, destruir. O fracasso não está em nosso plano de vida pessoal, mas pode acontecer em várias situações: na escolha do namorado, no noivado precipitado, nas decisões da relação conjugal, na criação de filhos, na escolha da carreira, no investimento de um negócio duvidoso, na direção de um ministério na igreja e tantas outras. A grande questão é como você lida com os fracassos! Há uma personagem marcante da série “Game of Thrones” que se tornou ícone em superação, Daenerys Targaryen, a quem eu amigavelmente chamo de Dany. Uma menina frágil e assustada, que nasceu num período chamado “tormenta”, quando toda a sua casa foi destruída. Passou a vida sendo ameaçada pelo próprio irmão e foi vendida por ele a um rei selvagem. A sua existência era a lembrança da miséria de sua casa. No entanto, ela não se permitiu ser vista como uma possibilidade descartada, uma inútil sem sucesso, ao contrário, na primeira oportunidade, Dany conquistou o afeto das pessoas e usou todo o seu carisma, inteligência e força para se reerguer. Tornou-se rainha aclamada e seguiu adiante para alcançar seu objetivo. Errou na caminhada, confiou cegamente em homens falhos e ambiciosos que a levaram a falhar algumas vezes, tomar decisões erradas, cometer algumas injustiças. Ela sofreu as consequências e mesmo assim, não se deixou vencer pela tormenta dos seus fracassos! Chegou onde queria!

Levantar-se após uma queda é uma decisão pessoal. Aconselho-te a usar todo o potencial, feminilidade, sabedoria e dons que Deus te deu para se reerguer, superar as fraquezas, seguir em frente. Reconheça onde falhou. Se for preciso, peça perdão e se reconcilie com pessoas que sofreram com seus erros, continue a caminhada, torne-se mais forte hoje! Você se lembra de Raabe? Apesar de sua vida ser uma vergonha para a sua casa, ela aproveitou a chance de mudar, reergueu sua família e hoje é lembrada entre os heróis da fé (Hebreus 11:31). E Débora? Quando Israel desistiu entregando-se ao fracasso, ela se levantou, enfrentou a luta e por 40 anos Israel teve paz (Juízes 5:7). E Rute? Perdeu o esposo, sogro e cunhado. Sem trabalho para o sustento e com uma sogra idosa, não se deixou abater, rendeu-se aos planos de Deus, conquistou a honra e dignidade de sua casa novamente. Todo fracasso pode ser vencido com superação!

Vale mais um conselho? Confie no auxilio do Senhor… Deleite-se nele, e ele atenderá aos desejos do seu coração… Entregue o seu caminho a Deus, confie, e ele agirá… Entenda que é na fraqueza que você se torna forte (Salmos 37: 4 e 5; 2Coríntios 12: 10).

 Por: Ivany Oliveira, Diretora do Ministério Regional de Jovens SEAL casada com  Pr. Robson Souza, mãe de João Leonardo/ Noemy Hadassa formada em Teologia e Recursos Humanos mora em Parque dos Faróis/ Sergipe