Casei e agora?

“Companhia feminina”: alguns estudiosos dizem que esse é o significado de Rute, mas o que realmente importa é que no período dos juízes, na Bíblia, encontramos a história de uma  moabita que teve esse nome e aparece como personagem principal num livro do Antigo Testamento! Uma honra concedida a poucas.

Elimeleque, Noemi e os filhos Malom e Quiliom  mudaram-se para a terra de Moabe, um povo pagão, durante um período de grande fome e o inesperado aconteceu: Malon casou-se com Rute embora  houvesse uma proibição na Lei de Moisés  a respeito de uniões assim (Rute 4:10).

Oh, glória! Muito amor envolvido, eu creio. E você?

Rute casou-se com esse fazendeiro israelita de costumes diferentes. E depois? Ah, o depois…

Embora tenha acontecido há muito tempo podemos supor que foi complicado conviver com essa família atípica e numa época de dificuldades. Para complicar os homens morreram. Pausa para absorver tanta tristeza…

Eu faço um convite: procure Rute nas Escrituras Sagradas e apresente-se. Ela com certeza tem muito a  ensinar.

Jovem, de garra, pronta para administrar as adversidades que surgiram e honrar um compromisso de matrimônio fazendo esse amor se estender por sua sogra, também viúva. Que mulher é essa? Queria Rute na minha lista de amigos pessoais!

Lendo a respeito de sua vida encontramos uma pessoa cumpridora de deveres, generosa, bem-educada, batalhadora e uma boa esposa no contexto da época. Queridas, podemos ser tudo isso e ainda manter nossa posição no contexto atual,  acreditem, pois “toda mulher sábia edifica a sua casa” como lemos em Provérbios 14:1.

Ela casou-se e foi além, assumindo a família de Malon como sua e a sogra como uma mãe a quem deveria proteger, cuidar e amparar (Rute 1:16).

No momento de crise não fugiu, talvez tenha havido um lamento ou tristeza (mera suposição minha), afinal era jovem  quando a desgraça atingiu a todos!  Mas o que posso dizer de uma pessoa que em meio à dor de uma viuvez ainda encontra tempo para se compadecer e ajudar? Afirmo que é uma mulher digna de exemplo!

A todas nós mulheres, casadas ou desejosas de um matrimônio, um recadinho: vamos aprender que o casamento é um pacote completo e um projeto abençoado por Deus!

Amiga, você casou? E agora? Deus abençoe sua família!

Por: Ministério de Mulheres