
“…Os meus olhos estão inchados de tanto chorar e quase não posso enxergar…”
Você já se sentiu assim? Esgotada de tanto sofrer e a situação persistir? A noite ficando clara diante da insônia, os olhos inchados e no coração a certeza de que nada vai mudar…E, sem forças para falar, você grita em pensamento “estou cansada de chorar”.
Saiba que você não é a única. Há milhares de anos o Rei Davi proferiu palavras semelhantes. Angustiado, aflito, sofrendo física e emocionalmente, derramando seu coração diante de Deus, “os olhos inchados de tanto chorar…” e recebendo resposta ao seu clamor (Salmo 6). Essa situação tão triste vemos retratada na vida de muitas pessoas por dores físicas e emocionais, cansadas de chorar em vão.
Existem aqueles que não têm consolador e sofrem sem esperança (Ecl. 4:1), alimentando a emoção negativa e transformando-a em desespero e pânico, tomando decisões terríveis e desnecessárias. Não sabem a quem recorrer, não têm quem os possa ouvir, mas desejando desesperadamente falar!
Ei, você cujas lágrimas represadas lutam em seu coração para sair: creia, é possível vencer. Liberte-se dessa angústia! Com você é diferente, pois tem um Pai Celestial que ouve sua petição, concede alternativas, livre arbítrio e um amor imensurável, sempre respeitando seu poder de decisão.
Sim, existem momentos em que precisamos acalmar o coração, liberar emoções conflitantes e falar, confessar nosso temor e as nossas aflições.
As escrituras sagradas nos ensinam que confessar as nossas culpas a quem pode nos entender e ajudar traz cura (Tiago 5). Você pode tentar trilhar esse caminho. Escolha alguém que mereça sua confiança para orar junto, afinal é melhor que sejam dois, porque se um cair o outro ajuda a levantar. Ai do que estiver só, a solidão não faz bem, pois pode produzir tristeza e desesperança (Ecl. 4:10).
No entanto, se o sofrimento que aflige sua vida é tanto que seu coração se aperta só em pensar, quero contar um segredo: sua alegria precisa estar enraizada em Jesus Cristo. Somente Nele haverá um caminho seguro em direção a Deus. E a alegria no Senhor é a verdadeira força que alimenta a vida (Ne. 8:10). Siga esse caminho, é seguro. E se desejar chorar, chore aos pés do Senhor, porque Ele limpará de seus olhos toda a lágrima (Ap 21:4).
E se estiver sofrendo ao ponto de nem conseguir expressar a dor, sendo grande o desespero, acredite, há um Consolador ao seu lado enviado por Jesus Cristo, o Espírito Santo, que intercede com gemidos inexprimíveis no altar do Pai Eterno. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria! (Salmo 126:5).
Diaconisa Genilda Farias, casada com Diácono Silas Farias, mãe do Pedro José Farias. Formada em Letras e cursando Pedagogia. Congrega na Igreja Adventista da Promessa em Vila Formosa-SP