Árvore de Vida

Árvore de vida

 “É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm” –  Provérbios. 3:18

Salomão, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, escreveu o livro de Provérbios. Um livro poético, repleto de conselhos, rico no estilo, marcado por figuras de linguagens que embelezam o texto. Em seu conteúdo propõe aos leitores uma introspecção, um mergulho dentro de uma profunda reflexão sobre seus atos e suas consequências.

O livro é um convite à busca da Sabedoria e do Conhecimento, apresentado desde o primeiro capítulo: “Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência”. Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso. Pv. 1:2-4.

O verso que separamos apresenta a expressão “Arvore de vida”, expressão que aparece em quatro Provérbios, entretanto sem nenhuma relação com a “Árvore da vida” de Gn 2:9 – Ap. 22:14, e sim uma metáfora, ou seja, tem sentido figurado podendo definir como o resultado de uma caminhada bem sucedida, o testemunho de uma vida próspera.

Buscar a sabedoria é um grande desafio almejado por muitos e conquistado por poucos. “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos”  Mt 11:25.

Cristo Jesus é a sabedoria apresentada por Salomão!

Muitos são os sábios do mundo, mas em nada se comparam ao Grande Mestre Jesus, que se fez forma humana, esvaziou de Sua Glória, teve uma terrível morte, mas ressuscitou… Ele tem prazer no seu crescimento e ver você, mulher cristã, atingir o porte de uma linda “Árvore de vida” que adquiriu a verdadeira sabedoria!

Dsa Fabíola Paes da Silva Gonçalves – IAP Santos SP