Aprendendo com a mulher de Ló: Onde está o seu coração?

Lembrai-vos da mulher de Ló (Lc. 17:32)

É interessante a palavra de Jesus neste contexto sobre a vinda do reino de Deus. Em meio aos seus ensinos, Jesus faz uma pausa e pede para que nos lembremos dessa mulher, que por desobedecer à orientação de Deus, transformou-se numa estátua de sal. Vamos relembrar um pouco da sua história?

Deus falou com Abraão para que saísse da sua terra, do meio de sua parentela e fosse para um lugar preparado para ele e sua descendência. Abraão obedeceu, levando sua esposa, seus bens e também seu sobrinho Ló. Passado algum tempo, quando retornaram para Betel, Abraão e Ló tiveram alguns problemas, então decidiram se separar, indo um para direita e outro para a esquerda. Ló escolheu ir para o vale do Jordão, onde estavam localizadas as cidades de Sodoma e Gomorra, famosas pela maldade e pelos pecados de seus moradores. E Ló habitou em Sodoma.

Por ter se multiplicado e agravado os pecados, acusações e maldades praticadas pelos habitantes dessas duas cidades, Deus resolve, então, destruí-las. O Senhor avisa Abraão, que intercede para que não a destrua por amor ao seu sobrinho Ló. Deus, que é justo e misericordioso, enviou dois anjos na cidade para tirar Ló e sua família de lá. Os anjos os tomaram pelas mãos e os arrastaram para fora da cidade.

Em Gn. 19:17 diz: Então um dos anjos disse a Ló: agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha senão você vai morrer. E assim fizeram, mas aconteceu que a mulher de Ló olhou para trás e, no mesmo instante, virou uma estátua de sal (Gn 19:26).

A mulher de Ló desobedeceu à ordem dada por Deus, de não olhar para trás. Mas qual o motivo dela ter olhado para trás?

Ló era um homem de muitas posses, e teve que deixar tudo pra trás. Talvez o pensamento da sua esposa estivesse na casa, nos seus pertences, em tudo aquilo que havia deixado lá. Ela não acreditou na possibilidade de uma vida melhor. O seu coração estava em coisas palpáveis, na vida que tinha ali, e não nas promessas de Deus para sua família. Por isso ela morreu. E hoje, não é diferente, pessoas morrem porque não conseguem ver que Deus tem algo melhor para suas vidas.

E, voltando ao versículo:- Lembrai-vos da mulher de Ló, em que Jesus discorre sobre a chegada do seu reino, nos adverte para que nos lembremos da esposa de Ló e sua atitude. Logo em seguida, no versículo 33, Jesus diz: Qualquer que procurar preservar a sua vida, perdê-la-á e qualquer que a perder, conservá-la-á.

ONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO?

Que ele esteja firmado não nas coisas perecíveis, não nas palpáveis, não nas coisas corruptíveis, mas sim naquilo que é eterno, firmado nas promessas de Deus registradas na sua Palavra, destinadas para sua vida, para a sua família, para o seu povo.

… mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3:13-14).

Por: Rosicler Magio Ciasca

Nenhum comentário

Comentários estão desativados