Transforme sua casa num lar!

Uma casa suja, escura, mal cuidada e com afazeres domésticos acumulados é bastante deprimente. Ao contrário, uma casa limpa, clara, arejada e decorada é uma delícia de viver ou de estar.

Não existem mais desculpas para não ter uma casa agradável e bem cuidada. A informação está acessível das mais diferentes formas através de revistas, jornais, telejornais, mostras de decoração e internet. No mercado existem lojas para todos os tipos de gostos e bolsos. É possível fazer compras em lojas caras, mas também é muito fácil garimpar movéis e objetos como quadros, vasos, capas e almofada, porta-retratos, bandejas, louças e decoração em geral, em lojas populares a partir de R$1,99. Outra alternativa é procurar alguns “achados” em loja de móveis usados, afinal o retrô está na moda novamente. E claro, hoje é possível comprar móveis e objetos pela internet.

Produzir a própria decoração é outra opção, com peças tricotadas ou em crochê, confeccionar capa para pufes, almofadas ou mantas. Pintar quadros ou tecidos, costurar cortinas, almofadas, colchas, tapetes – vale até usar retalhos -, fazer peças em cerâmica e em tempos que se fala muito em reciclagem e personalização de objetos no estilo “faça você mesmo” idéias criativas não faltam. Recentemente visitei uma mostra de decoração onde a parede da sala de estar foi personalizada com uma escultura feita com tubos descartáveis de papelão cortados e pintados.

Também é possível repaginar a casa sem gastar dinheiro, apenas com objetos que temos, mudar as fotos dos porta-retratos, trocar o posicionamento dos quadros, objetos e móveis, empilhar livros de uma maneira charmosa e criativa, usar um grande vaso de planta como mesa de apoio, transformar um tecido ou uma canga em uma manta para sofá, distribuir flores frescas pela casa em vasos, garrafas reutilizadas ou mesmo jarras de água e fazer um belo arranjo usando galhos secos. É muito fácil adornar a casa e transformá-la num ambiente agradável e convidativo.

Uma grande idéia para quem deseja economizar é promover um bazar de troca entre amigas; cada uma leva um objeto que não deseja mais ou que enjoou e negocia a troca pelo objeto da amiga, ninguém gasta e todo mundo sai com algo “novo”.

Você deve estar curiosa e se perguntando o que isso tem haver com a Bíblia? A Bíblia nos apresenta em Provérbios 14:1 a mulher sábia ou virtuosa e que é um exemplo para todas nós que queremos transformar nossa casa em um lar. Em Provérbios 24: 3 e 4 nós aprendemos que “Com sabedoria se constrói o lar e na casa da pessoa sábia os quartos ficam cheios de coisas bonitas e de valor”. Ainda em Provérbios 31:27 a Bíblia nos fala que “Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família”. Além de estar atenta aos cuidados com a casa, devemos também zelar por nosso marido e filhos. Comece a transformar a sua casa num lar. Edificar a casa também envolve qualidade de vida dentro do lar. Nós mulheres fomos escolhidas para tornar nossa casa agradável, devemos ser um modelo para nosso esposo e filhos, sendo mulher temente e fiel a Deus, esposa equilibrada, mãe apaziguadora e conselheira, perdoando, ensinando o perdão e dando conselhos segundo a palavra de Deus. Lembre-se que “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”. Pv. 14.1

Paula Fuzeto é lider de jovens na UMAP Prado Velho em Curitiba, Publicitária, Blogueira, Esposa e Mãe.