Vida Abundante, Saúde Integral – PARTE 3

À princípio, pode parecer terrível deixar de comer, ou diminuir a quantidade, e mudar a qualidade daquilo que você sempre comeu. Para alguns é bem complicado,  ainda mais se somar o início de  atividade física, se você está sedentário. Isso tudo exige autodisciplina, determinação e esforço.

A excelente notícia é que se você conseguir manter este novo hábito por 22 dias, estudos comprovados da University College de Londres publicado pelo European Journal of Social Psichology, afirmam que você conseguirá passar para nova fase, também de 22 dias. Talvez não seja  tão confortável passar pela mudança, mas quando se vê resultados, como a melhora da saúde e a perda de peso, há estímulo para persistir, ainda que o organismo esteja se adaptando ao novo. Por fim, entraa terceira fase, que é dita como ótima e tranquila, porque já observa significativas mudanças, resultados maravilhosos, e  você já está adaptado, acostumado às mudanças. Ou seja, em 66 dias poderemos, literalmente, mudar um hábito e conquistar uma rotina saudável.

Um dos maiores vilões para não mudar: o medo do fracasso!

Planeje-se, saia da linha de largada, em Cristo Jesus somos mais do que vencedores (Rm 8:37), por isso Ele precisa estar em todo esse processo de transformação.

A primeira tarefa é selecionar os alimentos, depois organizar a quantidade, ou seja, quantificá-los. Normalmente, sugiro as 6 refeições, de 3 em 3 horas por dia, mas cada caso é um caso, e precisa ser avaliado, lembrando que a quantidade está diretamente relacionada ao gasto de energia diário. Quanto mais você consome mais calorias você pode ingerir, quanto menos você gasta, menos calorias você pode comer. Cuidado com as tentações!

Infelizmente a indústria muitas vezes não colabora para se obter saúde. Observe em um supermercado a variedade de alimentos prejudiciais:  salsichas, a mortadela, enlatados, alimentos ricos em gorduras e carne processada, carnes defumadas, boicotando nossa saúde! A grande variedade de doces que também são responsáveis pela obesidade (o açúcar refinado pode enfraquecer o sistema imunológico e favorecer alguns tipos de câncer, como de mama, de útero, ovário, rins, intestino e de próstata), mas lembre-se, você é templo do Espirito Santo e não lata de lixo!

É necessário ser determinado para andar na contramão do mundo, vivamos cada dia melhorando mais e mais, a nossa vereda (caminho) tem que ser como a luz da aurora e brilhar cada vez mais até se tornar dia perfeito.

Nada como um dia após o outro para obtermos grandes resultados!

Imagine como você estará por dentro e por fora daqui a 10 anos se permanecer com o mesmo hábito alimentar?  E se você decidir mudar todos os hábitos danosos, como estará daqui a alguns dias?

Só quero te animar a conquistar o teu melhor que está em Deus para você!

Que o teu alimento seja o teu medicamento! – Hipócrates.

 

Por: Cleyse Nascimento de Assunção casada Pr. Rogério Assunção Diretor Financeiro  Convenção GO, mãe da Ana Caroline e do Lucas Moisés (20 e 17 anos), Nutricionista formada na UFPa (Universidade Federal do Pará), Pós Graduação Saúde Pública FMB, Congrega em Goiânia GO.