Vida Abundante, Saúde Integral – PARTE 01

Para vivermos o melhor de Deus em nós e experimentar sua boa, perfeita e agradável vontade (Romanos 12:2) é urgente a necessidade de desenvolvermos a consciência de autoconhecimento e de autorresponsabilidade com a saúde do nosso corpo.

O apóstolo Paulo adverte: Tem cuidado de ti e da doutrina (1Tm 4:16), ele nos chama para olhar para todas as nossas necessidades e supri-las. Uma direção sábia e prudente.

Todos temos um estilo de vida, a pergunta é, ele é saudável espiritualmente, fisicamente e emocionalmente?

Se sim, graças a Deus!

Se não, isso pode mudar!

Não conseguimos essa mudança em nossa própria força. Sozinhos subimos alguns degraus nessa escada, porém, muitas vezes retrocedemos ou estagnamos em determinado patamar.

Com Deus podemos todas coisas, porque ele nos fortalece, nos fazendo ir além (Fp 4:13).

Diversos são os inimigos nesta tarefa, entre eles, dois gigantes chamados COMODISMO e MEDO de não conseguir.

Não queremos sair da zona de conforto, mesmo sabendo que ela é altamente prejudicial em todas as áreas!

Mudar sem ajuda de Deus não dá, então precisamos ter fé e ser ousados em decidirmos melhorar, avançar, correr em direção a nossa vida abundante, insistir, seguir estratégias saudáveis, orar a Deus, bater nessa porta para conquistar, e com Ele entrar num lugar reservado a cada um de nós.

Às vezes é preciso esmurrar a própria carne, o nosso corpo, e reduzi-lo à submissão (1 Co 9: 27).

Lutar é muito importante, e também, unir-se a uma pessoa ou grupo que esteja passando pelas mesmas dificuldades e desafios, mas que entendeu a necessidade de mudança.

Você pode ser esse agente de vida.

Temos uma jornada nessa terra estabelecida pelo nosso criador, uma linda carreira (2 Tm 4:7).

Estamos em uma corrida rumo ao pódio, o céu. São muitas as etapas, muitos desafios, sonhos e projetos. Entenda também que durante a carreira tudo o que plantarmos, colheremos, para o nosso bem ou mal (Gl. 6:7). Precisamos de cuidados minuciosos e especiais, que se bem estabelecidos e realizados, nos levarão a resultados extraordinários. Nessa corrida não precisamos ser o primeiro a chegar, apenas chegar. Mas antes do fim existe uma trajetória, uma história a escrever, dando um lugar especial à nossa saúde espiritual, emocional e física. Não existe atleta bem-sucedido sem o zelo pela saúde.

Sedentarismo, indisciplina, não tomar água adequadamente, não dormir direito, nem ter boa alimentação, são fatores que jamais podemos encarar como normais em nosso dia a dia.

Precisamos nos comparar a atletas, que precisam veementemente almejar  cem vezes mais aqui na terra (de grande qualidade) e no porvir a vida eterna (o tão sonhado pódio).

É bem desafiador, mas se vivenciarmos, tornar-se-á libertador.

A sensação de estar fazendo o que é correto por você mesmo, é simplesmente inigualável e quando surgem os resultados é sensacional.

Esses fatores são fundamentais para verdadeiramente vivermos, para uma vida abundante, para o nosso melhor. Ao negligenciarmos um deles, a curto, médio ou longo prazo teremos grandes prejuízos, inúmeros males, várias doenças, vida limitada até morte prematura!

Por exemplo: Decadência, doenças emocionais e físicas de todos os tipos. Os números desses males são alarmantes, o que é muito preocupante.  Sedentarismo e hábito alimentar errado têm gerado absurda demanda no caos da saúde pública, no roubo da nossa vida, está matando, como o tabagismo.  Obesidade mata, desnutrição mata também.

Fonte: Cleyse Nascimento de Assunção casada Pr. Rogério Assunção Diretor Financeiro  Convenção GO, mãe da Ana Caroline e do Lucas Moisés (20 e 17 anos), Nutricionista formada na UFPa (Universidade Federal do Pará), Pós Graduação Saúde Pública FMB, 
Congrega em Goiânia GO.