Rotina para mães que trabalham fora

É sempre possível manter a casa em ordem! A primeira dica é que você escreva sua rotina semanal e a de seus filhos, escreva a hora de acordar, dormir, comer, brincar, ir pra escola, etc., e depois procure encaixar a rotina doméstica nos horários restantes como cozinhar, lavar, passar roupa e limpar a casa.

Após escrever sua rotina e das crianças e acrescentar a rotina da casa, crie um cardápio e uma rotina de limpeza. Por exemplo, cada dia da semana dê foco em um ambiente da casa e dedique 15 minutos por dia para esse cômodo, esses 15 minutos servem para organizar uma gaveta, limpar uma prateleira, etc. Crie também uma rotina para a lavanderia. Eu sei que deve ter muita roupa pra lavar, mas você pode organizar os dias para lavar toalhas, lençóis, panos de prato e toalhas de mesa.

Outra dica para quem trabalha fora e não tem ajudante, é limpar a casa no fim de semana e durante a semana ir mantendo a casa organizada. Uma ótima ideia é ensinar seus filhos a colaborar não deixando roupas, objetos e brinquedos fora de lugar, tirar o prato da mesa depois de comer ou mesmo lavar o prato depois de comer. Se for possível divida tarefas com as crianças e com o maridão. Coisas simples como passar aspirador, secar a louça, tirar o lixo ou arrumar a cama.

Além disso, sempre sugiro a regra mais importante da organização: Cada objeto tem sua casa.
Veja alguns exemplos de como organizar as rotinas:

Rotina de Limpeza
Segunda: Cozinha e Lavanderia
Terça: Sala de Estar e Jantar
Quarta: Quartos
Quinta: Banheiros
Sexta: Quintal

Rotina da Lavanderia
Domingo: Toalhas de Banho/Lençois/Passar roupa
Segunda: Roupas Claras/Escuras
Terça: Passar roupa
Quarta: Roupas Claras/Escuras
Quinta: Passar Roupa
Sexta:Toalhas de mesa e panos de prato

Cardápio
Segunda: Arroz, feijão, bife e salada
Terça: Strogonoff, arroz branco e batata palha
Quarta: Risoto de frango
Quinta: Panqueca
Sexta: Macarrão
Sábado: Pizza

Fonte: chegadebagunca.blogspot.com.br