Mudança – preparação

 

 

1- Se você sabe que vai mudar de casa logo, já prepare móveis que serão doados ou vendidos e já providencie isso antes da mudança. Itens grandes, difíceis de carregar principalmente. Veja o tamanho da casa nova, se for menor que a casa anterior, se livrar de alguns móveis é essencial mesmo. Separe itens na sua casa para jogar fora e para doar. Faça um limpa mesmo, não deixe nada desnecessário. Aproveite a mudança para tirar roupas velhas e tudo que você não usa, assim que for encaixotando as coisas.

2- Tudo aquilo que você não vai usar imediatamente pode ser encaixotado aos poucos. E se não for usar nunca, não se esqueça que sempre pode doar/jogar fora.

3- Utilize etiquetas para escrever o que tem na sua caixa, e em que cômodo aquilo deve ser guardado. Letras para dar ordem de importância para as suas caixas também é legal. Coisas que devem ser desempacotadas imediatamente recebem a letra A, o que pode esperar um pouco, a letra B, aquilo que não é nada urgente, a letra C. Facilita na hora de começar a montar a casa nova.

4- Se você tem condições, espere ter uma cozinha pronta e armários dos quartos para se mudar. Viver sem esses itens fica bem complicado (passamos por isso algumas vezes, principalmente no apartamento novo!)

5- Se sua mudança é na mesma cidade, vá levando as coisas aos poucos, cada vez que precisar ir à casa nova, encha o carro e leve um pouco da mudança. Sempre levando os itens menos urgentes primeiro (as caixas com a letra C)

6- Tenha um kit-mudança: Fita crepe, papel para embrulhar, caixas e mais caixas. Compre um rolo de papel bolha, vai ajudar a embalar tudo e não quebrar nada na mudança. Um rolo de papel de embrulho também ajuda. Se não tiver grana, junte jornais com vizinhos e parentes. Tem supermercados que oferecem muitas caixas para quem quiser pegar, principalmente naqueles que vendem em atacado.

7- O que estiver na caixa original fica mais fácil de transportar.

8- Pesquise empresas de transporte e veja o que fica melhor para você. São vários tipo de trabalho, tem empresas que empacotam tudo, carregam o caminhão, transportam, descarregam e montam os móveis (pacote completo), e tem caminhões que só transportam (o mais simples). Normalmente nós contratamos um caminhoneiro que faz o frete e nós fazemos todo o resto, é mais barato, e nossa mudança sempre é relativamente pequena.

9- Informe banco, assinaturas de revistas, cartões, detran, etc… que você está mudando de endereço. Faça uma lista de tudo que recebe pelo correio para não esquecer de nada.

10- Prepare o bom humor e não se irrite fácil, a bagunça vai ficar por aí por um tempo mesmo. Tem que ter paciência que na casa nova as coisas vão se ajustando. Período de mudança é complicado e nunca é rápido e indolor, pelo menos para mim. Mas se eu consegui fazer 4 mudanças completas em menos de 2 anos, porque você não vai conseguir fazer a sua?

http://minhacasaorganizada.wordpress.com/