Invista na sua família: tempo, amor e dinheiro

No sétimo dia, Deus havia terminado sua obra de criação e descansou de todo o seu trabalho. Gn 2.2

O que você faria com 86.400 por dia, sabendo que no próximo dia cairia mais 86.400?

Os olhos já brilharam, a mente já viajou o mundo, a adrenalina tomou conta, o coração palpitou… Nossa! Agora posso investir… Calma, isso não é ficção, é real – não dinheiro – é real de realidade. Esse é o montante que Deus nos dá cada dia, em tempo, pra investir como quiser.

Você é daqueles que pensam que tempo é dinheiro? Pois é, se pararmos um pouco pra pensar, vamos chegar à conclusão de que tempo vale mais que dinheiro. Sobre isso, o Dr. Neil Fiore – médico e psicólogo – disse o seguinte: “Existe um mito que tempo é dinheiro. Na verdade, tempo é muito mais precioso que dinheiro. É um recurso não-renovável. Uma vez gasto, e se você gastá-lo mal, ele se vai para sempre”. Ou seja: tempo mal gasto é perdido pra sempre; podemos acrescentar que amor e dinheiro mal gastos também se vão pra sempre.

E por falar em gastar mal, essa geração “tem se profissionalizado” em desperdício. Pense em quanto gasta com coisas supérfluas. Quanto tempo passa com o celular, computador, acessando as redes sociais, assistindo TV… Tem até filhos pedindo a Deus que os transformem num celular para que a alegria dos pais seja completa dentro de casa!

Deus, conhecendo a limitação e a necessidade humana, separou 86.400 segundos (um dia) para descansar de todo o seu trabalho. Mas, Ele não se cansa nem se fatiga! Fez isso para ser exemplo: meus filhos, aprendam a administrar melhor! Comecem a investir, sobretudo na sua família! E tudo começa com o tempo. A bíblia diz que há tempo para todas as coisas!

A impressão que temos é que o dia não tem mais 24 horas. Não sobra tempo pra nada! Talvez esse seja o problema: a sobra. Filhos, esposas e esposos têm ficado somente com as SOBRAS. E o pior é que, ultimamente, não tem sobrado nada; ou seja, como investir se não me sobra nada?

Nesse texto, Deus nos ensina o que fazer para começar a “sobrar” para investir:

  1. Comece e termine: Deus planejou a criação. Começou e terminou tudo em 6 dias. Os primeiros 3 dias criou os espaços e com 3 dias os preencheu. A dica é PLANEJAR e TERMINAR. Deus nos ensina a organizar as coisas; colocar numa ordem lógica. Organize seu dia, sua semana. Nós atropelamos as coisas; iniciamos atividades e deixamos pela metade, gastamos com coisas desnecessárias. Quando não se tem ordem, prioridades, se começa e não termina, seja o trabalho ou qualquer coisa, isso começa a “roubar” tempo e dinheiro de outras atividades importantes: aquele passeio tão sonhado com a família, por exemplo…
  2. Avalie e deleite: Depois de haver terminado sua obra, Deus avaliou e se deleitou no que havia feito. Tudo ficou bom! Assim que termine uma atividade avalie se está perfeito para não ter que voltar a fazer de novo e gastar mais tempo. Tudo o que fizer faça bem feito pra evitar o resserviço. Resserviço custa caro, perde-se material, tempo e dinheiro.
  3. Descanse do seu trabalho: Deus não se ocupou mais em criar no sétimo dia. Somente descansou. Ele programou esse dia para isso. Programe um período na semana para a família. Nesse período que reservar para investir nos filhos, esposo, esposa, descanse do trabalho. Esse é o momento da família. Toda a sua atenção precisa estar voltada para eles…

Dessa forma começará a sobrar para investir na família tanto tempo, como amor e dinheiro. A partir do momento que conseguir organizar o tempo e administrar os 86.400 diários, você verá e desfrutará da riqueza que Deus te confiou: lar, família e filhos.

Para investir tempo, amor e dinheiro na família tudo começa com seu descanso. Pense nisso!

Que Deus abençoe sua família!

Por: João Avelino dos Santos Junior é casado com Mirieli Santiago dos Santos, pai do Pedro Henrique e do Miguel. Mora em Jales-SP.