Procrastinação

Algumas Regras para ser Organizado

O problema mais comum para a maioria das pessoas que querem ser organizadas está em não saber por onde começar ou onde começar. Por isso, ficam adiando para mais tarde ….

Evidentemente, as causas são geralmente óbvias.

Por um lado, há muita coisa acontecendo em nossas vidas. Vamos em tantas direções que nunca parece haver tempo suficiente para fazer alguma coisa. E é mais fácil deixar as coisas em qualquer lugar (do que organizar), porque você acha que vai tomar muito tempo seu naquele instante. Outras prioridades (como comer e dormir (pequenas coisas, né?)), evidentemente irão estar em primeiro lugar na lista. Mas ser organizado, não significa que isso vai tomar muito do seu tempo todo (santo) dia. E se você não começar a ficar organizado, mesmo que sendo, apenas um pouquinho por dia ou um pouco de cada vez, terá muitos efeitos negativos que poderão afetá-lo e até matá-lo. Um pouco exagerado… eu sei.

Os efeitos da desorganização e tralha em sua saúde é muito real:

– Adiciona stress, para sua vida já ocupada.

– Desgasta afastando sua energia e faz você se sentir cansado.

– Em muitas pessoas, aumenta os sintomas da depressão.

Mas chega de ver o lado negativo! Aqui está como podemos nos beneficiar sendo organizados …
– Mais horas de sono.

– Melhor humor todos os dias.

– Melhores relacionamentos.

– Facilita a gestão da casa, (“gestão” não é apenas para empresas.

– Suas faturas/contas serão pagas no prazo.

– Mais espaço.

– Mais tempo para fazer as coisas que você realmente gosta!

Estas coisas vão realmente acontecer e ser mais organizado não deve ser um objetivo posto no verso do papel e adiando por mais tempo. Mas eu sei … ainda continua sendo mais cômodo deixar tudo para “mais tarde”. Vou admitir, fazer aqui e agora torna tudo mais fácil do que amontoar coisas sobre o mancebo, em cadeiras e mesas ou jogar as coisas nos armários e gavetas.

É tão fácil deixar as coisas em qualquer lugar e ignorar uma simples, mas importante regra, que é “fazer uma única vez”, não existe nada pior do que retrabalho. Minha mãe já dizia, preguiçoso trabalha dobrado.

Desorganização pode ser mortal. Não é nenhum tipo de brincadeira. Em Janeiro do ano passado, uma mulher de 62 anos, de Washington (EUA), foi encontrada morta sob quase 1,80m de pratos, caixas e “tralhas” que aparentemente desabou sobre ela. Muito triste e muito drástica essa história. Imagine a vida dessa pobre mulher, cerca de trinta anos atrás. Quantos dias ela passou procrastinando e disse que iria “fazer amanhã”. Agora, tomara que a sua situação não seja tão drástica, mas realidade é realidade. E, a menos que você mantenha as coisas sob controle agora, você simplesmente não pode saber o que a desorganização de uma casa pode levar.

No mínimo, você deve estar sentindo um pouco de stress ou frustração
com uma verdadeira vontade de simplificar a sua vida em casa. Não é muito pedir isso, não é?
Mas talvez a sua situação não esteja tão fora de controle, o que você precisa é por as coisas em ordem. Ou você precisa gerenciar documentos melhor, porque de vez em quando você esquece de pagar uma fatura que estava em algum lugar da sua pilha de papéis (pois você não tem um verdadeiro sistema para suas contas (e disso você precisa). Leia sobre isso: http://chegadebagunca.blogspot.com/search/label/Documentos

Nenhum grande negócio, certo? Afinal, o que são R$ 5 aqui ou um pagamento atrasado com uma taxa de R$ 35 lá? Multiplique por 1 ano e verá o resultado: talvez uma impressora nova? Fim de Semana em um hotel? Então, como você deve dar um passo no sentido de ser organizado hoje?

Veja o que fazer:

– Escolha uma sala ou local de sua casa.

– Escolha uma área dentro da sala (na parte superior do seu guarda-roupa, por exemplo.)
E por quinze minutos, passe nesta área com um saco e jogue fora tudo o quanto você puder – pelo menos 20 “coisas”. Não importa se o “lixo” é grande ou pequeno. Pode ser uma meia sem par, uma revista velha, uma sacola de compras, ou um cupom que expirou em 2002.

Basta fazê-lo (e pare de procrastinar)! Seja Cuidadoso.

Extraído http://chegadebagunca.blogspot.com