Organizando Sapatos

Planejando

Existem várias formas para guardar seus sapatos, caso você esteja planejando um closet ou armário a medida ideal para armazenar os sapatos altos 20 cm, baixos 15 cm e bota de 30 a 40 cm, a profundidade recomendada é de 30 centímetros.

Armazenando

Sapatos podem ser guardados em armários com portas (desde que sejam arejados), se for uma sapateira independente, melhor ou um módulo só para sapatos (prefira o aramado para ventilar).
Os sapatos podem ser colocados em prateleiras com um pé atrás do outro (em vez de lado a lado), o que facilita a visualização.

Se precisar empilhar as caixas, a dica é usar modelos transparentes feitas do mesmo material das garrafas PET, com visor ou customizados. Pode-se colar na frente da caixa um item que mostre o que tem dentro. Em caixas de papelão, podem ser empilhados de forma organizada. Mas faça furos (pode ser com um garfo) em cada uma das laterais menores, para o sapato respirar lá dentro. E ponha uma etiqueta de identificação para localizar o par que quiser facilmente, uma solução pra lá de chique é colar em cada caixa uma foto polaroid do calçado abrigado ali.

Ordenando

Assim como as roupas, você pode organizar os sapatos por tipo (inverno, verão, tênis, chinelos, etc), e em seguida por cor (do mais escuro para o mais claro).

Manutenção 

Vale a pena deixar uma cestinha com os produtos agrupados (talco, graxa, spray, etc), facilita na hora da manutenção, depois de usá-los, passe um pano úmido por dentro e por fora.
Em vez de graxa, o melhor é usar mousse nos calçados.

Para hidratar o couro use água com três gotas de óleo de amêndoas. Passe com uma bucha macia e use flanela ou fralda de pano para retirar o excesso. Repita o procedimento a cada uso.

Para renovar o brilho e a maciez dos calçados de couro, além de conservá-los limpos, é importante também lustrá-los regularmente. O lustra-móvel ou o óleo de peroba que você tem em casa são perfeitos para isso. E há ainda a opção das pomadas, vendidas em sapatarias. Umedeça o pano no produto e passe em todo o calçado para limpá-lo. Em seguida aplique uma nova camada e lustre com uma flanela seca para finalizar.

Uma forma de manter seus sapatos de nobuck, camurça ou veludo sempre novos é aplicar um impermeabilizante antes de começar a usá-los. Isso evita a absorção de água, manchas e sujeiras em geral. Na hora de limpar os de camurça, passe uma escova de cerdas macias (como a de dente) no sentido do comprimento.

Para não deformar

Sapatos que deformam devem ser guardados com formas. Botas devem ser guardadas com um apoio no cano (garrafas pet servem perfeitamente)

Manchas
Em sapatos claros, ou em camurças, esfregue uma batata crua.

Quando os sapatos se molham, depois de secar um pouco, esfregue com vaselina, deixe que sequem e lustre-os com um pano de flanela ou escova de sapatos. Para impermeabilizá-los, passe cera ou lustra-móveis. Para os sapatos de couro utilize clara em neve, que forma uma película protetora.

Sapatos brancos (minha filha usa aqueles sociais com vestido) use pasta de dente branca, o resultado é incrível.

Jamais guarde sapatos sujos dentro do armário, pois isso favorece o desenvolvimento de fungos, que podem danificar o calçado. Depois de descalçá-los, passe um pano seco para eliminar o pó e a sujeira acumulada e deixe-os tomar um pouco de ar num local ventilado, como a área de serviço. No caso de sapatos de couro, hidrate-os com lustra-móveis ou óleo de peroba antes de guardar.

Como lavar Tênis e calçados de tecido

Em geral podem ser lavados com sabão neutro (de coco), mas nunca deixados de molho. Também não coloque em máquina de lavar nem use alvejantes e detergentes. Para ajudar na limpeza, recorra a uma escovinha de cerdas suaves que não agrida o sapato. Seque-os em local ventilado, à sombra e longe do calor para evitar manchas amareladas.

Solução Antimofo

Sachês: Além de combater a umidade, sachês de raspas de cedro ou cravo deixam um perfume adocicado na sapateira. Para a versão de cedro, considere um punhado, para a versão de cravo, dez unidades são suficientes. Embale-os separadamente em saquinhos de pano e distribua na sapateira.

Antimofo Elétrico

Uma boa opção para eliminar a umidade dos ambientes é o aparelho antimofo elétrico, que fica ligado na tomada 24 horas.

Antiácido Multiuso

Para prevenir ou eliminar o mofo aposte em uma receita de vó: embrulhe dois comprimidos de Sonrisal em papel alumínio e coloque no fundo da sapateira.

Solução Anti-chulé

Uma invenção contra chulé bem legal! Na verdade este incrível aparelhinho, que lembra um tamanco de madeira holandês, serve para secar os calçados, removendo junto, o desagradável odor que costuma acompanhar muitos pés. Seu interior é dotado de um material composto por sílica gel e após tirar toda a umidade, o indicador do “Eco Shoes Dryer” avisa que o sapato está seco. Para “recarregar as energias” da sílica, basta plugar na tomada.

extraído: chegadebagunca.blogspot.com.br