Litania – A mulher santa

DIRIGENTE: A mulher santacanta ao senhor com ações de graças, canta louvores ao nosso Deus. Ele é quem cobre o céu de nuvens, prepara a chuva para a terra, faz crescer a vegetação sobre os montes, dá alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam.

CONGREGAÇÃO: O Senhor, nosso Deus, cuida da terra e nunca esquece, desde o começo até o fim do ano.

DIRIGENTE: Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,

CONGREGAÇÃO: A mulher santa floresce como as palmeiras, cresce como os cedros dos montes do Líbano.

DIRIGENTE: A mulher santa é como árvore plantada na casa do Senhor, que floresce nos pátios do templo do nosso Deus.

CONGREGAÇÃO: Na velhice produz frutos, sempre forte e cheia de vida.

DIRIGENTE: A mulher santa é como a árvore plantada perto da água que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor ela não tem medo, pois suas folhas ficam sempre verdes.

CONGREGAÇÃO: Quando chove, ela não se preocupa, continua dando frutos.

DIRIGENTE: É Deus que dá a semente para semear e o pão para comer; também dará a vocês, todas as sementes que vocês precisam.

CONGREGAÇÃO: Ele fará que elas cresçam e dêem uma grande colheita.

DIRIGENTE: Mulher santa, preste atenção! Não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento.

CONGREGAÇÃO: Pois não existe diferença entre a pessoa que planta, e a pessoa que rega. Deus dará a recompensa de acordo com o trabalho que cada um tiver feito.

DIRIGENTE: Porque nós somos cooperadoras de Deus, vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.

CONGREGAÇÃO: Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu, não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

DIRIGENTE: Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas igualmente serão boas.

CONGREGAÇÃO: Como Mulheres santas, que preparam, plantam, cuidam e colhem, lançaremos o pão sobre as águas, sob a tua palavra. Cumpriremos a tua ordem Senhor: Ide e pregai o evangelho a toda a criatura, e todo aquele que crê será salvo.

TODOS: A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita.