Uma casa sobre a rocha

Precisamos ler o “manual do usuário” para construirmos e mantermos bons lares

“A arca de Deus ficou na casa dele por três meses, e o Senhor abençoou sua família e tudo o que possuía.” (1 Crônicas 13:14)

Maio é mundialmente conhecido como mês da família. Em1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 15 de Maio como Dia Internacional da Família. O ano de 1994 foi proclamado pela ONU como o Ano Internacional da Família.

A família é uma instituição divina. Ela foi idealizada por Deus e dispensa total atenção e cuidados do Criador. Para Deus, a família é um treinamento para a vida. Ao criar a família sobre a terra, Deus desejou que o seu caráter Santo fosse refletido através da convivência harmoniosa entre marido, mulher e filhos, em um ambiente onde o amor, que é a essência do caráter de Deus, fosse externado. O objetivo de Deus é que a família seja uma vitrine espelhada, a qual possa refletir a sua imagem a uma sociedade corrompida, rebelde e divorciada dos erdadeiros valores que devem reger a vida familiar dentro da vontade divina.

Sendo assim, quer dizer que, por ter sido Deus o criador da família, não haverá desentendimentos, algumas discussões ou problemas no lar?

Quando temos dificuldades com nossa televisão, recorremos primeiramente ao manual do usuário, antes de levarmos à assistência técnica. Lemos o manual para tentar resolver o problema. Hoje, existem diversos problemas de diversas naturezas nas famílias. Entendemos que Deus, o nosso Criador, aquele que escreveu o manual do usuário, sabe mais a respeito da família do que nós. Precisamos ler o único manual que ele nos deixou para construirmos e mantermos bons lares. Encontramos estas instruções na Bíblia, o nosso guia de fé e prática. É ela quem nos dá as respostas que precisamos em relação ao desempenho de nossos papéis na família.

Quando o Senhor habita em nossas vidas, na nossa família, no nosso lar, mesmo que venham as tempestades, lutas e dificuldades, cremos que ele tem o melhor para nós e em seu tempo, tudo pode se ajustar. Basta alicerçarmos nossa vida nos ensinamentos de Cristo e deixarmos que o Espírito Santo, que habita em nós, nos conduza sempre para cumprimos os propósitos do Senhor.

A nossa família é benção do Senhor! Que possamos sempre atentar para o poderoso e sábio ensinamento que Jesus nos deixou: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. (Mt 7:24-27).

 

E você, está construindo seu lar sobre a fundação da palavra de Senhor? Que o Deus da família possa abençoar você e a sua família!

Mis. Diego da Silva Barros congrega na IAP em Piedade (RJ)