Provação

Mulher Triste

A palavra que faz tremer nosso coração

Sejamos sinceras conosco: nenhuma de nós gosta de passar por provações. Como o título afirma, só de ouvir a palavra “provação” já estremecemos por dentro, mesmo sabendo que Tiago foi usado pelo Espírito Santo para nos dizer no cap. 1 versículo 2, de forma contextualizada, para nós, mulheres: “Irmãs, fiquem alegres por passar por várias provações”…. Grifei a palavra “várias” para entendermos que nessa vida, não passaremos por uma, duas ou cinco provações, mas por várias.  Se passar por uma provação já não é fácil, por várias, então, só a graça de Deus em nossa vida!

Mas é muito importante entender porque Tiago está dizendo para ficarmos alegres. Vejamos os versículos 3 e 4 – “ pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduras e íntegras, sem lhes faltar coisa alguma”.

Podemos entender nesses versículos que as provações, embora não sejam nada fáceis, nos ajudam a crescer espiritualmente, nos ensinam sermos cristãs maduras e integras, e isso faz parte do discipulado de Cristo. É nas provações que aprendemos a depender completamente dele. É nas provações que podemos viver o Salmo 46.1 na íntegra: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”. Esse é um dos versículos que mais vivo no meu dia a dia, nas batalhas diárias e principalmente nas provações. Eu costumo dizer que, quando corro para Deus nos momentos de tribulação eu me sinto totalmente em seus braços, literalmente refugiada nele… e convenhamos, não há nada mais confortante nesse mundo do que poder descansar nos braços do Pai. Ah, como é maravilhoso!

Outro fato importante nas provações é que elas não são contínuas, elas passam. Deus sempre nos dá momentos de alívio, nos dá um momento para respirarmos e recomeçarmos novamente.

Entendemos que a provação é um tipo de deserto, mas a notícia boa é que o deserto não é eterno, é passageiro. No deserto Deus faz brotar água da rocha. Aleluia!

Minha amada, já passei por muitas provações, muitas mesmo, mas eu posso cantar todos os dias: “Sou feliz, com Jesus! Sou feliz com Jesus Meu Senhor!” Porque a minha felicidade não está nas circunstâncias, mas em Jesus! Eu sei que muitas provas ainda virão, e na sua vida não será diferente!

O que faz a diferença é a forma com que enfrentamos a provação e a forma como saímos dela. Podemos enfrentá-la reclamando ou podemos fazer como Josafá e dizer: “Senhor em nós não há força alguma, mas os nossos olhos estão postos em Ti” (II Cr 20.11).

E quando saímos das provações, podemos olhar para o céu, para o Pai das luzes que não muda e nele não há sombra de variações. Então, podemos dizer: “obrigada, Pai, pelas provações, pois com elas aprendi a ser mais forte e compreendi mais uma vez que nunca estou só!”

Não desanime! Um dia, toda a provação vai terminar e seremos aprovadas para encontrar com o nosso Noivo Amado. Então, poderemos dizer: “Valeu a pena, Senhor Jesus. Agora sim, nunca mais passaremos pelas provações! Foi isso que Tiago nos disse no versículo 12, parafraseando: “Feliz é a mulher que persevera na provação, porque depois de aprovada receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam”.

Dsa. Eliane Correa é diretora da Resofap – Convenção Geral

Nenhum comentário

Comentários estão desativados