#EmReforma: Sola Christus – Somente Cristo

A reforma começa em mim: Salvação somente por Cristo.

Solus Christus, ou Solo Christo, é um dos cinco solas propostos pelos protestantes para resumir as crenças fundamentais do cristianismo.

Esta expressão latina refere-se ao termo: “salvação somente por Cristo”. Os protestantes caracterizavam os dogmas relativos ao papa como representante de Cristo e chefe da Igreja sobre a terra, rejeitam o conceito de mérito por obras e a ideia católica de um tesouro vindouro por causa das boas obras, acreditam que a salvação pelas obras é uma negação do sacrifício de Cristo pela salvação de todos os que crerem na sua Palavra, Ele é o único mediador entre Deus e os homens. [1]

A Igreja colocava os sacerdotes, os santos, a própria Igreja e a Virgem Maria como mediadores entre o ser humano e Deus. A Reforma Protestante corrigiu isso ao afirmar que a salvação é somente por Cristo, ele é o Salvador, somente ele. A salvação não é concedida através de méritos humanos, não é adquirida por meio dos sacramentos ministrados pela igreja, mas obra da graça de Deus através do seu Filho.

Existe somente um Deus, por isso precisamos somente de um Mediador: Jesus Cristo, nenhuma outra pessoa é qualificada o bastante. Jesus é tão Deus como homem e, portanto, pode ser o intercessor entre Deus e o homem. Por meio de sua vida perfeita e morte substitutiva, ele cumpriu as exigências da lei santa de Deus. Ele foi o preço pago para nos libertar.

Cristo o Mediador. Salvação somente em Cristo. A Bíblia mostra essas verdades nitidamente:

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Timóteo 2:5),

“…Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” Romanos 8:34

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12,

“…Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9).

 

Para refletir:

Um dos significados da palavra reforma segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é “Mudança operada tendo em vista um melhoramento”.

 

1 – Você compreende que há certas áreas de sua vida que precisam ser reformadas? Poderia dizer quais são elas?

2 – A reforma começa em mim. Desde que aceitou a Cristo o que já foi reformado em sua vida?

 

3 – Crê de fato que é salva em Cristo ou tem procurado realizar obras, ou trabalhar exaustivamente na igreja para obter a salvação?

4 – Tem buscado no Evangelho as razões para reformar a sua vida ou tem apenas sido conduzida por tradições ou pensamentos alheios?

5 – Como está o seu relacionamento com Deus? Você tem ido a igreja para compensar seus erros e buscar favores, ou para demonstrar seu amor e gratidão pela salvação concedida gratuitamente por Jesus?

 

A Bíblia deixa claro que não há nenhum outro jeito, forma, pessoa, ação ou nome onde possamos obter a salvação a não ser por intermédio de Jesus Cristo. Ele, somente ele é nossa única e exclusiva possibilidade de salvação. Solus Christus. Salvação somente por Cristo.”

 

Referências: https://pt.wikipedia.org/wiki/Solus_Christus

 

Por: Adriana Cristina Mantelato Coveiro casada com  Ailton Góis Coveiro congregam na Igreja Adventista da Promessa em Jales (Jardim América) formada em Administração trabalha como  agente de viagens