É tempo de rir!

O sorriso é a forma de comunicação mais poderosa do mundo

O sorriso é a forma de comunicação mais poderosa do mundo, fala sem nada dizer, sente e faz sentir, dá coragem, força, alegria, bem-estar, paz, contentamento e esperança. O sorriso faz parte da manifestação de Cristo em nós, é uma das ações que mantém vivo o nosso espírito. Traz consigo aquilo que carregamos de dentro dos nossos corações para fora, “pois a boca fala do que o coração está cheio” (Mateus 12:34), e é por isso que devemos abrir os nossos corações pra Jesus entrar para que os nossos lábios manifestem a Sua glória.

A saúde bucal é parte do cuidado do templo do Espírito Santo, que somos nós, é uma peça essencial para a saúde e funcionamento do corpo humano.

Devemos ter cuidados diários com nossa higiene bucal, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, são formas preventivas que evitam problemas bucais graves, sendo a maneira mais econômica e indolor de se cuidar da nossa saúde bucal.

Existem algumas medidas que diminuem significativamente o risco e o desenvolvimento da doença cárie, gengivite, como outros problemas bucais. Essas doenças são causadas por biofilme, esse biofilme que é composto por bactérias, forma uma película pegajosa e incolor que precisa ser removida durante a escovação. As bactérias ao formar essa película com a presença de açúcar, liberam ácidos após as refeições, atacam o esmalte e levam à perda de substâncias que protegem o dente, favorecendo assim a instalação da cárie, gengivite, dentre outras doenças. Por essa razão, vamos aprender alguns passos pra cuidar do nosso sorriso.

  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental no mínimo três vezes ao dia, para remover o biofilme que se deposita sobre os dentes e gengiva.
  • Evitar alimentos que contém muito açúcar e amido.
  • Usar creme dental com flúor
  • Examinar a sua boca e das crianças, verificando se há presenças de manchas, cavidades, úlceras ou qualquer alteração, procure o seu dentista
  • Evitar fumar e consumir bebidas alcóolicas
  • Consultar o dentista regularmente

 

Para os papais de plantão, é importante o cuidado com a saúde bucal do bebê desde o período da amamentação até o nascimento do primeiro dente. De acordo com o Órgão Brasileiro de Odontopediatria desde 2009 e a Associação Americana de Pediatria, recomenda-se o uso de creme dental com flúor desde o nascimento do primeiro dente do bebê, com a quantidade de creme dental equivalente a 1 grão de arroz durante a escovação, pois a presença do flúor irá prevenir a doença cárie na infância e com a quantidade recomendada não irá provocar alterações sistêmicas. Segue algumas recomendações para higiene bucal do bebê:

  • A amamentação natural oferece todos os elementos nutritivos para o bebê e o hábito de sucção durante a amamentação contribui para o desenvolvimento da musculatura facial
  • Após cada mamada, recomenda-se a limpeza da gengiva, língua e bochechas com o auxílio de uma gaze limpa, embebida em água filtrada ou fervida
  • Evitar ingerir mamadeira noturna com grande quantidade de açúcar, pois irá favorecer à cárie.
  • Após o nascimento do primeiro dente, escovar bem os dentes após as refeições e antes de dormir, com a quantidade de creme dental com flúor equivalente a 1 grão de arroz até os 3 anos e com escova macia.
  • Evitar o uso de chupeta e mamadeira, pois podem prejudicar a amamentação e danificar a formação da dentição e desenvolvimento da fala.

 

Portanto, vimos algumas recomendações para mantermos uma saúde bucal e principalmente o cuidado com o templo do Espírito Santo. Salomão, no livro de cantares, elogia o sorriso de sua amada. Podemos observar o cuidado que a Sulamita tinha com seus dentes, a delicadeza dos seus lábios e a perfeição de sua boca.

Seus dentes são como um rebanho de ovelhas recém-tosquiadas que vão subindo do lavadouro. Cada uma tem seu par; não há nenhuma sem crias. Seus lábios são como um fio vermelho, sua boca é belíssima. (Cantares 4: 1-3)

O sorriso rejuvenesce, oxigena, limpa, elimina o estresse, melhora a relação com o nosso próximo, nos faz pessoas melhores, confiantes, equilibra o humor e nos faz viver mais tempo. É “tempo de rir. “(Eclesiastes 3:4).

Por: Thaís Ruas Tavares

Nenhum comentário

Comentários estão desativados