Cuidando da saúde: Porque fazer um check up?

No dia 07 de abril comemora-se o dia mundial da saúde, criado com a finalidade de levar a população a conscientizar-se da importância do seu envolvimento em ações que visem a prevenção de doenças e a promoção da Saúde.

Quando se fala em prevenção, pensamos em check up, que é uma das ferramentas da saúde preventiva.  É uma avaliação médica minuciosa, rotineira, associada a exames específicos de acordo com a idade, fase de vida, sexo e histórico familiar e pessoal de doenças que visa a prevenção através do rastreamento e diagnóstico precoce.

Durante os primeiros anos de vida, levamos nosso bebê ao médico todo, ou quase todo mês e temos o cuidado de mantê-lo com as vacinas em dia; tal cuidado deveria permanecer por toda a vida, não com a mesma frequência, mas nas diferentes fases de vida: em idade escolar, na adolescência, na fase jovem, adulta e idosa. Cada fase tem exames específicos; por exemplo, é importante em idade escolar realizar um exame oftalmológico de rotina, evitando problemas de aprendizado, muitas vezes devido a uma subvisão; casais devem realizar exames pré-nupciais, obviamente antes do casamento, pois se detectada alguma alteração, terão tempo hábil para tratamento e assim irem para o matrimonio com mais tranquilidade. Da mesma forma, mulheres que planejam engravidar também devem submeter-se a exames para rastrear problemas que podem levar a abortamentos, trabalho de parto prematuro e mesmo má formação fetal; ou ainda realizar ações preventivas, pois defeitos do fechamento do tubo neural do feto podem ser prevenidos com suplementação de ácido fólico iniciado antes da concepção. Além disso, mulheres sexualmente ativas dever realizar o exame preventivo de câncer de colo uterino uma vez ao ano. E ainda, manter o esquema vacinal atualizado não é só para crianças. Adultos e idosos dever ser submetidos a avaliação do estado vacinal para receber doses de reforço, isto é, daquelas que já foram aplicadas na infância, ou outras vacinas que previnem doenças sazonais ou estão no mercado há pouco tempo ou são indicadas para prevenir doenças que causam risco para o idoso.

Além das situações acima citadas, homens e mulheres devem fazer, esporadicamente, exames para rastrear diabetes, dislipidemias, doenças tireoidianas e cardiovasculares, câncer de próstata (para os homens); depois dos 40 anos de idade vale para todos uma visita ao oftalmologista que poderá realizar exames que detectam a possibilidade de desenvolver glaucoma e este por sua vez, se não tratado e acompanhado, poderá levar à cegueira.

Um check-up de qualidade garante saúde e qualidade de vida; no entanto o check-up irá apenas rastrear riscos para algumas doenças ou diagnosticar precocemente outras; para manter a saúde é importante seguir as orientações que as vezes envolvem mudanças drásticas no estilo de vida.

Por: Vasti Zambuzzi,  IAP de vila  Camargo-Curitiba-PR, Enfermeira da Estratégia Saúde da Família

Nenhum comentário

Comentários estão desativados