Comunicação é…maçã de ouro! Vamos colher?

“Eu não levo desaforo para casa!”

Você já se sentiu assim? Achando que foi provocado e tendo que responder?

Ao nos comunicarmos em nosso dia a dia expressamos  comportamentos que definem os sentimentos que podem ser de raiva, frustração, alegria, tristeza, decepção e afins.

Por vezes a reação é imediata e respondemos sem pensar!

A Bíblia  nos ensina que devemos evitar palavras que fazem mal aos outros e nos especializar naquilo que produz o bem. (Efésios 4:29).

E para os impetuosos de plantão um conselho em Provérbios 26:4: “Não respondas ao insensato com igual insensatez, do contrário vocês se igualarão a ele.”
Sabem por quê?

O diálogo é de extrema importância em nossa convivência, mas precisa estar respaldado no amor e na tolerância e com certeza isso se estende aos nossos relacionamentos virtuais também.

Não significa, como dizem por aí, “engolir sapos o tempo todo”, mas tentar entender a necessidade dos que estão ao nosso redor!

O chamado feedback na comunicação é o retorno que expressa o entendimento e, sejamos sinceros, somos totalmente compreendidos nessa hora? O conteúdo de nosso relacionamento com os familiares, amigos, colegas de trabalho e até os estranhos que encontramos por aí, está sendo baseado em que?

A palavra que deveria ter vindo à mente agora é EMPATIA.

O maior exemplo de comunicação não violenta, eficaz e repleta de carinho (irmão da empatia, primo da compreensão), com certeza é Jesus Cristo.

Os ensinamentos de Jesus atravessaram gerações, foram traduzidos em muitas línguas e continuam germinando em todo o mundo, comunicando a melhor e mais grandiosa mensagem de relacionamento que o ser humano poderia almejar: “Amai ao próximo como amas a ti mesmo”. (Mateus 22:39).

Que possamos espalhar mensagens de esperança e paz aos que nos rodeiam e pensar amorosamente antes de responder a questões que nos entristecem.

Afinal, para termos uma comunicação boa e eficaz, sem gerarmos sentimentos ruins em quem nos ouve, é simples: como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” Provérbios 25:11

Por: Ministério de Mulheres