As férias chegaram!

Quando o tão esperado período de férias chega, conseguimos, finalmente, nos livrar de algumas atividades da nossa rotina diária.

Que alívio ficar livre, ao menos nesse período, daquela correria para despertar e preparar as crianças para irem ao colégio: verificar uniformes, lições de casa, materiais, lanche, preocupação com o horário! … “ufa” que bom, um descanso!

Mas, as crianças estão em casa! E agora? O que fazer com elas durante o período em que estariam na escola? Como podemos ajudá-las a preencher seu tempo com algo bom, que as agrade, instrua e não canse, afinal são férias!

Que tal brincar?!

Levando em conta que brincar é coisa séria, pois, além de ser  necessário para o desenvolvimento sadio de toda criança, também proporciona uma aproximação extremamente importante, entre pais e filhos, principalmente nessa “era” tão informatizada que tem tornado este e outros relacionamentos tão distantes, frios e impessoais.

“A brincadeira é uma “chave de ouro” para entender as crianças. Por meio dela, podemos saber como está o desenvolvimento, quais os questionamentos, o comportamento e as soluções que elas encontram para os acontecimentos do dia a dia”, diz a psicoterapeuta Patricia Garcia em seu artigo “A importância do brincar”, para o site www.tempojunto.com.br.

E isso é crucial para os pais, estar perto e ouvir de seus filhos as dificuldades, inerentes à sua idade, pelas quais passam, e auxiliá-los na solução de problemas existentes.

A Bíblia nos orienta em Deuterônomio 6:6-7, que todas as  ocasiões e atividades são propícias para ensinar nossos filhos, e, e isto inclui as atividades das férias. Assim sendo, devemos aproveitar os momentos preciosos de diversão e descontração para falar da palavra de Deus e de como amá-lo e honrá-lo, inclusive nas brincadeiras. Seja criativa!

Alguns sites podem nos ajudar com sugestões interessantes, em um deles, o  http://www.maecorujasa.com, sua idealizadora Aline Dulce, traz dicas de 60 brincadeiras para divertir as crianças. São sugestões criativas, práticas e baratas pra fazer em casa junto com as crianças. Ideias como: Cabo de Guerra, onde basta ter uma corda, uma equipe e certo espaço para a diversão começar, ou ainda, Bolinhas de Sabão: um pote com água, sabão e canudinho e tá feita a brincadeira, e ainda, A hora da leitura: conte histórias e capriche na narração!  Além dessas, outras 57 ideias podem ajudar você nisso.

Se quiser estender o lazer para fora de casa e com baixo custo, se informe na sua cidade sobre programações especiais para o período de férias em locais públicos como: bibliotecas, zoológicos (ótimo lugar para ensinar sobre a história de Noé!), teatros e parques (um piquenique, sempre é divertido!). Você pode consultar também os sites: http://www.portaldafamilia.org e www.tempojunto.com.br, neles você encontrará outras dicas de atividades que se adequam ao seu tempo e espaço, o importante é estar junto com suas crianças e extrair desses momentos de lazer, experiências especiais, que certamente marcarão suas vidas com doces lembranças.

Elis Regina Lima Souza – Vice Diretora do Dijap Convenção Geral e Diretora Regional do Dijap Guarulhos da Convenção Paulistana  Leste.

Nenhum comentário

Comentários estão desativados