Ame-se! Cuide-se! Previna-se! 

Será possível glorificar a Deus quando estamos enfermos? Sim é claro, adoramos pelo que ELE é, o Nosso Pai Celestial, Criador, Salvador! Mas vale registrar que a ciência e a tecnologia têm avançado numa proporção que nos dias atuais muitas doenças são totalmente curáveis ou controladas.

Por isso, não podemos deixar de fazer exames periodicamente para identificar algumas enfermidades precocemente.

Querida leitora, quero te alertar sobre o câncer de mama ou de colo uterino. A realização de exames preventivos periódicos pode evitar inclusive a morte.

A palavra de Deus nos evangelhos mostra Jesus curando pessoas de diversas enfermidades: cura do leproso, a mulher com fluxo de sangue, a febre da sogra de Pedro e inúmeras outras curas que seria impossível mensurar aqui, o que nos alerta é que estamos sujeitas a adoecer. Portanto, cabe a nós a atenção aos sinais e sintomas, procurarmos orientação médica, e se o caso, fazer o tratamento médico prescrito pelo médico, com rigor.

Dados do (INCA) Instituto Nacional do Câncer em 2013, informa que o país registrou 14.206 óbitos de mulheres por câncer de mama e 5.430 mulheres com câncer de colo uterino. Entretanto, quando essas doenças são detectadas precocemente, a cura é de quase 100%.

A vergonha muitas vezes é um obstáculo para a procura de ajuda. Todavia, precisamos vencê-la e anualmente fazer um acompanhamento da saúde.

Os exames nas redes públicas na maioria das vezes são realizados pelo profissional enfermeiro, cabendo à mulher escolher uma enfermeira para a coleta. É comum a realização de outros exames como a ultrassonografia das mamas ou a mamografia, conforme os protocolos e necessidade do momento.

Ame-se! Cuide-se! Não negligencie a sua saúde e faça os exames de rotina. Lembre-se: a prevenção, em muitos casos, é o melhor remédio!

Das. Maria Marlene da Rocha Oliveira, enfermeira, congrega na IAP de Sarandi, Maringá/PR.

Nenhum comentário

Comentários estão desativados