Seja Luz!

13Imagine você sozinho e em um lugar muito escuro, no qual não pode ver nada, buscando nem que seja uma fresta de luz. Em situações como esta, almejamos a claridade porque a escuridão nos amedronta, principalmente as crianças, no geral elas não conseguem dormir no escuro, pedem para que os pais deixem nem que seja um abajur ligado. O escuro nos deixa assim, talvez porque na escuridão não temos perspectivas, nos sentimos incapazes e sem rumo, então o medo toma conta do nosso ser.

A narrativa da criação começa com uma ordem que faz todo sentido “e disse Deus: Haja Luz, e houve”. Perceba que aquilo que era informe, vazia, começa a se formar a partir do momento que a presença de Deus ilumina aquele ambiente, dando assim sequência a criação. No decorrer de toda a bíblia vemos esta palavra sendo utilizada, por exemplo quando Nóe e sua família passam pelo dilúvio, o Senhor promete que a terra não seria mais destruída por água e faz uma aliança, coloca um arco de cores no céu, fisicamente, este nada mais é do que a dispersão¹[i] da luz branca, ou seja, luz visível aos olhos. O arco íris reflete a esperança, a misericórdia e o amor de Deus para com a humanidade.

A partir do momento que temos um relacionamento com Deus, nos tornamos filhos da luz. Êxodo 34:29 narra que após Moisés falar com Deus seu rosto brilhava, de tal modo que o povo ficava temoroso, isto ocorria porque aquele servo estava sob vontade de Deus, de modo que o Senhor falava com ele como quem fala a um amigo. Viver no centro da sua vontade é não andar mais na escuridão, mas sim na sua maravilhosa luz.

É comum nas felicitações de aniversário, observarmos a seguinte frase “muita luz na sua vida”. Contudo, a verdadeira luz é   Cristo Jesus e aquele que o segue nunca andará nas trevas. Se somos de Cristo, devemos desfrutar e compartilhar da sua luz,” pois assim o Senhor nos ordenou: “Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra”. At 13:47.

O que você tem feito com a sua luz? Está deixando ela brilhar ou a escondendo? Existem pessoas amedrontadas com a escuridão deste mundo, pensando não haver saída, e a luz concedida por Deus que está em você, ainda que pequena, transmite as boas novas de salvação. Não ofusque está luz da sua vida, pelo contrário faça como no corinho infantil “Minha pequena luz, eu vou deixar brilhar, até Jesus vir mim buscar vou deixar brilhar, deixar brilhar, deixar brilhar”.

Que a Luz Cristo brilhe na sua vida até ser dia perfeito!

1 Dispersão da luz: fenômeno óptico que consiste na separação da luz branca, ou seja, separação da luz solar em várias cores, como as do arco íris, cada qual com uma frequência diferente. Este fenômeno foi observado pelo célebre físico e matemático, Issac Newton.

 

A Dispersão da Luz Branca – prisma de Newton. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-dispersao-luz-branca.htm. Acesso 6 de fevereiro, 2018.

 

Por:  Hanna Katarine dos Santos Felipe é Bacharel em Biomedicina congrega na Igreja Adventista da Promessa em Marco / Belém- PA