#PartiuFérias

As férias escolares estão aí para alegria das crianças e desespero da maioria dos pais! É hora de exercitar a criatividade, negociar horários com os parentes e outros pais, para que esse período seja bem aproveitado e as férias sejam inesquecíveis (pelo menos até as próximas).

  1. PLANEJE

Vai viajar ou ficar na cidade?

Se for ficar na cidade é preciso criatividade para entreter a criançada. Se for viajar verifique as opções de lazer no destino!

  1. PESQUISE

Pesquise na internet ou no caderno de cultura do jornal atividades como contação de histórias, oficinas de teatro, colônia de férias, atividades em museus e centros culturais, verifique também as atividades montadas nos centros de eventos dos shoppings. Anote as datas, horários e se existe algum custo.

Este é o momento para perguntar para as crianças o que elas gostariam de fazer nas férias e adapte a sua realidade. As atividades podem ser simples como andar de bicicleta no parque, ir ao cinema, fazer uma noite do pijama, fazer um pic nic com os amigos, etc.

  1. MONTE A AGENDA

Verifique as datas das atividades e monte a agenda com dia, data e hora assim fica mais fácil visualizar as atividades. Fique atento para as atividades que serão realizadas ao ar livre e pense em um plano B em caso de chuva.

  1. REUNA A TURMA

Descubra os amigos que também estarão na cidade! Férias com os amigos é mais legal!

  1. COMBINEM COM OUTROS PAIS OU PARENTES

Muitas vezes não é possível conciliar as férias dos pais com as férias das crianças, e precisamos solicitar a ajuda dos avôs, tios ou outra pessoa para cuidar dos pequenos. Verifique a disponibilidade dos outros pais (monte um grupo de whatsaap), e combine de saírem juntos, ou então que cada dia a brincadeira seja na casa de alguém. Assim ninguém se sobrecarrega e as crianças se divertem.

  1. DE OLHO NAS DESPESAS

Medo de gastar pode ser uma razão para ficar em casa. Portanto, planeje suas saídas e se isso for um problema, converse com as crianças sobre o assunto.

Opte por fazer as refeições em casa, assim você economiza no passeio, evitando gastos desnecessários com alimentação fora de casa. Quando sair leve uma garrafa de água e alguns lanchinhos na bolsa para evitar despesas extras.

Atrações públicas são gratuitas na maioria das vezes, além disso, alguns museus oferecem visitação gratuita em dias específicos da semana, basta se informar. Verifique também qual o dia da promoção no cinema e fique atento aos descontos, muitas operadoras de celular e bancos têm acordos com cinemas e em alguns estados estudante paga meia, doador de sangue paga meia e idoso paga meia entrada.

VEJA AS IDEIAS DE COMO SE DIVERTIR NAS FÉRIAS

#ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS

Abra sua casa 1 hora por dia por uma semana e receba os amigos dos seus filhos para uma escola bíblica de férias. Cante músicas infantis, conte uma história e ensine um versículo bíblico. Se quiser pode servir um lanchinho no final. As crianças vão adorar!

#UM DIA NO MUSEU

Aproveite as férias e leve as crianças para conhecer ou visitar uma nova exposição de arte no museu.

#CINEMA

Férias escolar sempre tem muitos lançamentos de filmes para os pequenos.

#TURISTA NA PRÓPRIA CIDADE

Passeie pela cidade como um turista, observe e visite os principais monumentos, praças e parques.

#VÁ AO PARQUE

Leve as crianças para andar de bicicleta, patins ou para fazer uma caminhada no parque da cidade.

#VISITE O ZOOLÓGICO

Uma visita ao zoológico é sempre um bom passeio e garantia de diversão.

#PLANETÁRIO

Um passeio ao planetário pode despertar a imaginação da criançada.

#MUSEU DE CIÊNCIAS

Uma visita a um museu de ciências pode aguçar a curiosidade do seu filho.

#PARQUE DE DIVERSÕES/ÁQUATICO

Se você mora próximo a um parque de diversões, passear um dia com as crianças em lugar assim é sempre divertido.

#FAÇA UM PIC NIC

Reúna a criançada para um pic nic no parque ou praça. Combinem de dividir o lanche e bebidas, levem brinquedos como bola, jogos de tabuleiro e passem a tarde se divertindo e conversando.

#CAÇA AO TESOURO

Monte um caça ao tesouro, faça as charadas, distribua as pistas pela casa e esconda muito bem o tesouro que pode ser chocolate!

#NOITE DO PIJAMA

Convide as crianças para uma noite do pijama, cada um leva seu pijama, kit higiene, colchonete e cobertor. Dá pra exibir um filminho com pipoca antes de dormir.

#OFICINA DE BIJUTEIRAS OU BORDADO

Reúnas as meninas para produzir peças de bijuteria como colar ou pulseira ou para ensinar a bordar.

#OFICINA DE CUPCAKE

Convide a turminha para fazer um bolo ou participar de uma oficina de cupcake na cozinha. Você pode deixar os cupcakes prontos e cada um decora o seu com confeitos e chantily.

#OFICINA DE PIZZA

Convide a criançada para fazer pizza na cozinha. Você pode comprar as mini pizzas prontas e cada um recheia como quiser. Depois é só assar com a ajudar de um adulto.

#PASSA OU REPASSA

Faça chantilly caseiro, divida as crianças em equipes, faça perguntas de conhecimento geral conforme a idade, quem errar, leva uma tortada na cara!

#CINEMA EM CASA

Convide todos para uma exibição de cinema e para deixar tudo mais divertido, deixe a sala escura, imprima os ingressos na impressora e coloque a pipoca no pacote de papel!

Aproveite as dicas e divirta-se nas férias junto com as crianças. Espero que tenha gostado das dicas!

Por: Paula Fuzeto, líder da juventude na IAP Barreirinha, Curitiba/PR. Publicitária, Designer de Interiores e blogueira. Visite meu blog www.blogchegadebagunca.com.br

Nenhum comentário

Comentários estão desativados