O livro mais atual de todos os tempos

A Bíblia Sagrada foi o primeiro livro a ser impresso, em 1456, por Johann Gutenberg, na Alemanha. De lá para cá, é o livro mais traduzido, mais distribuído, mais vendido e mais lido em todo o mundo. Uma pesquisa realizada no Brasil, em 2007,* mostrou que a Bíblia Sagrada é o livro mais importante na vida da maior parte dos brasileiros. Ela é dez vezes mais citada do que o segundo colocado, do escritor Monteiro Lobato.

Por que a Bíblia Sagrada é tão importante assim? Exatamente por causa da sua natureza. Estamos falando de um livro inspirado por Deus (2 Tm 3:16). Pedro diz que os escritores bíblicos não foram produzidos “por vontade humana, mas homens santos falaram da parte de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo” (2 Pd 1:21). A Bíblia é um livro com autoridade do próprio Deus!

O mesmo Pedro, em sua primeira carta, mostra o quanto a Palavra de Deus é importante para os cristãos, por ao duas razões:

Em primeiro lugar, ganhamos vida por meio da Palavra de Deus (1 Pd 1:23-25). Todo cristão é alguém regenerado não de semente corruptível, mas imperecível, pela palavra de Deus que vive e permanece. Deus utiliza a sua Palavra para nos dar nova vida espiritual. Pedro cita textos do Antigo Testamento para sustentar sua afirmação (Is 40:6-8). Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, até que a Palavra de Deus nos foi pregada e a fé veio aos nossos corações! Ganhamos vida por meio da Palavra de Deus! Saímos das trevas espirituais do pecado por meio da pregação do evangelho, baseado na palavra!

Em segundo lugar, crescemos na salvação por meio da Palavra de Deus (1 Pd 2:1-3). O capítulo 2 começa com um “Portanto”. Pedro está continuando o seu argumento. Visto que ganhamos vida por meio da Palavra de Deus, o desafio agora é viver por meio dela. É pela palavra que recebemos o sustento na vida cristã. Os cristãos são desafiados desejarem ardentemente a Palavra de Deus, como genuíno “leite espiritual”. Para isso, precisam de despojar de algumas atitudes incorretas. Se estas atitudes incorretas estiverem presentes em suas vidas, pode significar que está faltando o “leite espiritual” da Palavra de Deus.

São elas: a) Maldade – o desejo de causar dor, mal ou sofrimento ao próximo; b) engano – quando se utiliza meios traiçoeiros para adquirir vantagens ou se sobressair frente aos demais; c) fingimento – atitude de mostrar-se para os outros uma pessoa que realmente você não é, escondendo suas verdadeiras motivações; d) inveja – sentimento mesquinho de querer ocupar o lugar do outro; e) difamação – falatório maldoso a respeito da vida alheia.

A lista de Pedro traz estes cinco itens para nos desfazermos. Não é para lutarmos contra eles, é para nos livrarmos deles! Eles podem nos fazer muito mal. Tornar-nos raquíticos na vida cristã. Na sequência, o apóstolo incentiva os cristãos a desejarem o puro leite espiritual. Ele está falando da Palavra de Deus. É para buscarmos crescimento espiritual pela palavra de Deus. A palavra de Deus proporciona o nosso crescimento. Amadurecemos espiritualmente. A imagem dele é de um “bebê recém-nascido”. Assim como o leite concede crescimento saudável para o bebe, a Palavra concede crescimento saudável para os cristãos.

Para os bebês, parece que cada nova refeição é a última da vida. Eles ficam desesperados! Precisam de leite todos os dias; várias vezes ao dia. Já pensou em dar leite uma vez por semana apenas, para o bebê? Da mesma maneira, precisamos constantemente da Palavra de Deus. Ela é nosso alimento! Por meio deste leite espiritual, crescemos para a salvação, uma vez que já provamos que o Senhor é bom. Já saboreamos que o Senhor é bom quando nos convertemos! Pedro visualiza a Salvação em três tempos. Já fomos salvos da pena do pecado. Estamos sendo salvos do poder do pecado. Seremos salvos da presença do pecado. A Palavra de Deus nos ajuda a crescermos na libertação do poder do pecado. Quanto mais Palavra, mais força teremos para vencer o pecado! A igreja precisa da Bíblia; precisa da Palavra!

Quantas vezes por semana, a Palavra faz parte de sua dieta? Faça um compromisso de ler a Bíblia todos os dias. Pode ser cinco minutos, pode ser dez, pode ser trinta. Mas, leia! Leia, ore, medite nos seus ensinamentos!

A Bíblia é o livro mais atual de todos os tempos, e o mais relevante, exatamente porque é a Palavra de Deus, que nos dá vida e sustento!

Por: Pr. Eleilton Freitas casado com Daiane Cristina pai de duas lindas meninas – Teólogo, escritor e diretor do CETAP (Centro de Estudos Teológicos da Igreja Adventista da Promessa)

 

___________

 

* Scholz; Zimmer. A Bíblia: sua natureza, funções e finalidade. (In) Manual do Seminário de Ciências Bíblicas. Barueri, SP: SBB, 2008, p. 8.