Devocionais de Verão: O Supremo Sol

Por meio de uma metáfora, entre o sol e Deus, veja nossa origem N’Ele e dependência D’Ele. 

Texto bíblico

Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam com retidão. (Sl 84.11)

Entre nuvens

Um dia de sol é muito esperado para quem deseja desfrutar de uma bela praia, passear em um parque na cidade ou mesmo trabalhar. O sol estimula a desfrutar o dia e viver ele de maneira bem produtiva.  Se o sol nos dá esta boa sensação, nada mais coerente a comparação que o salmista fez: Porque o SENHOR Deus é sol… (Sl 84:11b).

Deus é comparado assim porque Ele está conosco em todos os momentos, tal como o sol no dia. Ele é a “fonte da luz e da alegria espirituais”[1].  O Senhor é mostrado como aquele que está presente, não importam as circunstâncias, afinal, ainda que sejam dias escuros, o sol está acima das nuvens cinzentas.

Prosseguindo, o texto diz que Ele é sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam com retidão (Sl 84.11). O Senhor nos ilumina, esclarece, traz à tona as mais profundas trevas do nosso coração. Mas, também, é nosso protetor e aquele que nos dá vitalidade para prosseguir em nossa jornada espiritual.

Luz na vida:

Deus é a origem de todas as coisas. Antes que o sol existisse, Ele já é e era. Por isso, Deus é nosso verdadeiro sol! A Bíblia mostra tanto um tempo sem ter essa luz, bem como mostra o fim do sol (Gn 1:1-3; Ap 21:23-24), mas afirma, que o Deus Triuno sempre é (Sl 90:1-2)! Vale ou não, crer nesse Deus cujos dias não tiveram início e a existência não tem fim?

Seus dias podem estar nublados, gelados, frios, mas o Senhor continua brilhando acima de todas as suas aflições. Veja o seu Deus, protetor, acima de todas as suas aflições, derrotas e enfermidades. Renove sua fé agora! Clame a Ele para aquecer seu coração, afastar as nuvens escuras, trazer novamente o “clima de eternidade”, o calor da salvação!

Conclusão

Ore professando a sua fé no Deus eterno: O pai, o Filho e o Espírito. Celebre o fato de Deus iluminar sua vida e cuidar de sua existência.

Leituras para lembrar: Sl 84; Gn 1:1-3; Ap 21:23-24; Sl 90:1-2

[1] Douglas, J. D. Novo Dicionário da Bíblia. Tradução: João Bentes. São Paulo: Vida Nova, 2006, p.1283.

Por: Andrei Sampaio Soares escritor e idealizador e produtor do Além Portal – https://praquemgostadaverdade.blogspot.com