5 linguagens do amor –  Presentes

Tratai todos com honra. 1Pe 2:17

Nosso cérebro possui uma área chamada sistema de recompensa. Ela possui a função de liberar a dopamina, que é uma substância responsável pelo prazer. Isso faz com que ao recebermos um presente, essa área seja ativada e nosso corpo reage instantaneamente, recebendo a informação: Sou importante!  Pensaram em mim! Sou especial!

Todo relacionamento para ser desenvolvido ou aprofundado são necessárias atitudes entre ambas as partes. Sejam relacionamentos entre homem e mulher, entre familiares, entre amigas ou colegas de trabalho e entre nós e a Trindade. Relacionar-se quer dizer ter conexão entre uma coisa e outra. Para isso, precisamos ter atitudes em relação a outra pessoa, como se aproximar, cumprimentar, abraçar ou conversar. Ninguém começa um relacionamento sem aproximação.

Neste caso, receber um presente além de ser um privilégio desperta em nós a sensação de ser amada, de ser lembrada e de ser honrada.

Honrar quer dizer reconhecer por mérito.

Em Mateus 26: 7 e 13 encontramos o relato de uma mulher que não apenas presenteou Jesus, mas sua atitude foi de honra. “… aproximou-se de Jesus uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre Jesus….E Jesus disse: “… Eu asseguro que em qualquer lugar do mundo inteiro onde este Evangelho for anunciado, também o que ela fez será contado, em sua memória”.

Jesus foi honrado por essa mulher. Ela não somente O presenteou com algo muito caro como O destacou com uma atitude de honra. Quando damos presentes, trocamos a satisfação de ter algo para nós, pelo prazer do outro. Por isso, receber presente nos dá lugar de honra. Mas vale a pena ressaltar que todas as linguagens do amor estão, de alguma maneira, ligadas às atitudes de honra. E a honra é um estimulante. Muitas pessoas não honram reconhecendo talentos, dons, ou ministérios em outras pessoas, com receio de serem chamadas de bajuladores ou de exaltarem homens. Mas Jesus não a reprovou. Muitas vezes, a honra pode curar!

Presentear é uma forma de agradecer pela amizade, agradecer pelo amor, agradecer pela ajuda. Dizer que amamos! Reconhecer o esforço! Reconhecer a dedicação!

Presentear é uma linguagem do amor poderosa para honrar os que amamos!

Pagai a todos o que lhe é devido:… a quem respeito, respeito! A quem honra, honra! Rm13:7

Por: Daniela Barros Barbosa congrega na igreja em Santo André

Leia Também:

5 linguagens do amor: Atos de Serviço

Nenhum comentário

Comentários estão desativados