Você tem sido uma Mulher Virtuosa?

“Pode haver muitas esposas exemplares neste mundo, mas eu tenho certeza que nenhuma delas é melhor que você”. (Pv. 31:28 e 29)

Grandes conselhos são expressos em Provérbios 31, uma descrição da vontade de Deus para a mulher sábia que quer obedecer a Deus, honrar seu marido e educar seus filhos. Resumindo: um exemplo de mulher virtuosa. Mas, algo que me chama atenção nesse capítulo é sua introdução: “Estes são os sábios ditados do rei Lemuel, lições importantes que sua mãe lhe ensinou quando ele ainda era um garoto”(Pv. 31:1).

A Bíblia não mostra ao certo quem era esse rei, alguns vão atribuir esse nome a Salomão, o fato é que sua mãe dá conselhos a seu filho que ainda era um garoto e tinha uma grande e nobre missão pela frente, a de ser um rei. Como todo bom homem, tinha que além de reinar de forma ética e obediente a Deus, (no verso 2 diz que ele era consagrado a Deus) ter uma mulher virtuosa ao seu lado, como o próprio ditado diz “Atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher”.

Do verso 3 até o verso 9, sua mãe dá conselhos de como ser um bom homem, um bom rei e se afastar do pecado, obedecendo assim a Deus. Volto a enfatizar, são palavras ditas por sua mãe quando ele ainda era um garoto. Sua mãe se preocupava com sua educação e seu futuro. Esse é um papel nobre a mulher virtuosa, o de educar seus filhos e lhes ensinar a vontade do Pai.

Mais adiante no verso 10, o rei Lemuel descreve os conselhos dados a ele em relação a sua futura companheira “Se você encontrar uma esposa fiel e dedicada, achou um tesouro mais valioso que ouro e pedras preciosas”. Como é importante ser fiel e dedicada, virtudes dadas pelo Senhor a Suas filhas! Fiel e dedicada, virtudes mais valiosas que pedras preciosas.

Há nesse texto do verso 11 até o 27 preceitos, virtudes, qualidades encontradas em uma esposa fiel e dedicada, ela “fala com sabedoria e ensina e corrige com amor”.

Quantas coisas maravilhosas descritas nesses textos! É literalmente a vontade de Deus para uma mãe, esposa e serva do Deus Altíssimo.

“Seus filhos a respeitam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:

Pode haver muitas esposas exemplares neste mundo, mas eu tenho certeza que nenhuma delas é melhor que você”.

Nesse mês em que é evidenciada a família, mas que também é comemorado o dia das mães, tais conselhos registrados em Provérbios 31 nos faz refletirmos a vontade de Deus para nós mulheres, o nosso papel como esposa e mãe, e, é claro, nossa importância para a família. É nos dada a responsabilidade de educarmos nossos filhos e honrarmos tanto a Deus quanto ao esposo.

Vale a pena ser fiel e dedicada! Ser mulher virtuosa! Vale a pena ser diferente do mundo, e ser temente a Deus!

Fecho minhas palavras com os próprios conselhos de Provérbios 31: 30 e 31.

“Os encantos de uma mulher podem ser apenas uma ilusão, e a beleza não dura para sempre. A verdadeira beleza, a verdadeira honra de uma mulher está em temer o Senhor. A mulher que fizer isso será elogiada diante de todos; receberá a recompensa merecida”.

Por: Eula Paula