Você pode cantar hoje?

“Quem canta seus males espanta”, diz o ditado popular. Nem todos os ditados populares dizem verdades, mas esse tem um fundo de razão. A música mexe com os nossos sentimentos. Experimente cantar uma música triste, mesmo que você não tenha razões para se entristecer, logo você vai sentir uma certa tristeza invadindo a alma. Se estamos tristes, alegres, apaixonados… a nossa tendência é escutar ou cantar músicas que combinem com o nosso estado de espírito. A música é arte e, como tal, nos sensibiliza. Portanto, é natural que ela mexa conosco.

Mas a música está muito mais associada à alegria, por isso ela sempre está presente nas festas e em momentos de celebrações e comemorações.

Quando olho para a Bíblia, observo a música presente em momentos muito diversificados: Moisés canta celebrando a passagem do povo de Israel pelo Mar Vermelho, Davi canta e dança quando a Arca da Aliança chega à Jerusalém, Maria canta ao saber que dará à luz o Salvador; são momentos felizes e de gratidão, mas também vejo Jeremias compondo músicas de lamento, Paulo e Silas cantando na prisão, acorrentados… sem falar nos Salmos, um livro inteiro de orações e canções para as mais diversas ocasiões.

Vivemos em uma montanha russa de situações e emoções. A correria e as exigências da vida moderna nos consomem. O que mais ouvimos as pessoas dizerem é: “estou estressado”, “não tenho tempo”, “estou na correria”, “não consigo dormir”… Os consultórios de psicólogos e psiquiatras estão lotados e nunca se ouviu falar tanto em doenças emocionais. É possível colocar música nisso tudo?

O apóstolo Paulo (esse que cantava na prisão) falando aos Colossenses diz: “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.”(Col. 3:16) Mais do que cantar como expressão dos nossos sentimentos, devemos cantar porque faz parte da adoração, da devoção a Deus, nosso Pai. No coração em que a palavra de Cristo habita ricamente, há motivos para cantar. Experimente ler diariamente a Bíblia e muitos motivos de canção vão surgir em seu coração.

Você pode cantar hoje? Você pode cantar apesar de? Cante para além da dor, do sofrimento ou mesmo da alegria. Cante porque tudo o que diz respeito a essa terra é transitório. Cante porque o seu Criador te orienta a fazer isso. Cante em gratidão pela salvação em Cristo Jesus! Cante reconhecendo que a sua força vem do Senhor! (Salmos 118:14)

Sim, você pode cantar hoje!

Por: Eunice Alves da Cunha, esposa do pastor Eduardo Lucena da IAP de Vila Nhocuné, mãe da Isabela, professora aposentada.