Vilões que destroem amizades

Amizade certamente é um dos relacionamentos mais importantes da vida, pois contribuem grandemente na formação do ser humano. Nossos primeiros amigos estão no seio familiar: pai, mãe, os primos, após isso vem os amigos da igreja e escola. Que alegria quando chegamos a um local diferente, como no primeiro dia de aula e já encontramos com alguém quem nos identificamos. Frequentar tal lugar e enfrentar as dificuldades se torna mais fácil ao lado de um amigo.

A bíblia nos traz vários exemplos de amizades, Davi e Jonatas, de longe é o mais citado, vemos através desse relacionamento as características de uma amizade saudável, como a lealdade, confiança, amor que ultrapassa laços familiares, já dissera Salomão “há amigos mais chegados que irmãos”.

Como qualquer relacionamento, a amizade tem que ser cultivada, para isso é necessário mostrar interesse, cuidado, ser presente, não necessariamente fisicamente, mas nessa era digital e tecnológica, é fácil manter contato, mesmo estando em países diferentes. Do contrário, o relacionamento vai esfriando, pois já não há mais reciprocidade.

Pense nas pessoas que você considerava um grande amigo, e que com o decorrer do tempo se afastaram. O que pode ter acontecido? Na infância e adolescência, geralmente temos as BFFs, “Best Friends Forever” amigas para sempre, aí do nada aquela amizade se acaba, certos vilões as destroem. A maturidade é um ponto importante, pois muitas vezes não sabemos lidar com acontecimentos simples que geram conflitos, o ciúme também é algo relevante, intolerância e entre outras coisas.

Agora já na fase adulta, o que pode atrapalhar nossos laços de amizades? Claro, que os exemplos do parágrafo anterior podem estar presentes, porém agora temos o tempo, o stress do dia a dia, as opiniões que nem sempre são iguais, outras amizades, enfim. Nessa etapa, temos que saber valorizar as pessoas que estão ao nosso redor, até porque amigos verdadeiros têm poucos. Quando somos sinceros e fieis em nossos relacionamentos, priorizando as amizades, conseguimos demonstrar o evangelho de Cristo.

Recentemente mudei de cidade, por motivo de emprego, e por falta de tempo quase não falava com uma grande amiga da faculdade, essa semana fizemos uma chamada de vídeo, que coisa maravilhosa, rimos, atualizamos os papos, nos animamos, algo que com certeza fez toda a diferença. Acredito que amizades verdadeiras não são destruídas por inveja, armações, pois se não, isto não conjecturaria uma amizade, mas a ausência sim, isso pode enfraquecer o laço.

Agora, olhando na perspectiva espiritual, como está sua amizade com Jesus? Ele mesmo disse, “vocês são meus amigos se fazem o que vos mando” temos seguido a ordem do Mestre, ou não estamos cultivando essa amizade, será que estamos deixando com que o mundo “falso amigo” atrapalhe nossa relação? Jesus está conosco em todo tempo, se relacionar com ele não exige condições, basta dizer olá, e ele como melhor amigo já vem lhe abraçando.

Não deixe nenhum vilão atrapalhar suas amizades, mantenha o laço, e, principalmente, não deixe que nada interfira na sua amizade com Jesus, cultive esse vínculo, fale com ele sempre, conte tudo, não esconda nada, abra o coração, confie nele, pois ele é o nosso Best Friend Forever!

Por  Hanna Katarine dos Santos Felipe, Biomédica, congrega na igreja Adventista da Promessa em MARCO –  Belém-Pa