POR FAVOR, ARRUME O QUARTO!

“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção: abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”  Gn 12.1-3.

            Meu esposo e eu participamos de um Encontro de Casais em um seminário em Atibaia e no quarto, como sempre tem em quarto de hotel ou pousadas, havia uma plaquinha para deixar na porta, escrito de um lado: “Por favor arrumar o quarto” e do outro lado: “Não perturbe”.

            Aquilo nos trouxe uma reflexão. Todos nós temos uma plaquinha dessas para Deus, que podemos dizer: “pode entrar Senhor e limpar onde está sujo” ou podemos deixar a placa “não perturbe, deixe as coisas como estão, ainda que as coisas não estejam como deveriam estar”.

            Deus conhecia o coração de Abraão e sabia que a plaquinha de “pode arrumar” estava exposta, então o Senhor começou um projeto na vida de Abraão: “Sai da tua terra, vai para terra que te mostrarei, eu te abençoarei, sê tu uma benção”!

            Pouco se sabe sobre Abraão antes do chamado de Deus para ele. Sabe-se que é filho de Tera, homem que servia a outros deuses (Js 24.2), que nasceu em Ur dos caldeus, terra pagã e que tinha dois irmãos: Naor e Harã e ainda que era casado com uma mulher estéril, Sara.          Pouco se sabe sobre o passado de Abraão, mas o presente e futuro da vida narrados na Bíblia marcaram toda a história.

            Falar sobre a pessoa de Abraão é chegar ao centro da história no aspecto da fé. Abraão recebeu um chamado divino, abandonou todas as raízes culturais e familiares, caminhou pela fé, deu tudo para Deus, teve inúmeras falhas, mas não deixou que seus erros o afastassem do Senhor e perseverou em servi-lo. Esperou pela promessa de um filho, que Deus ainda assim pediu que o desse para Ele; pela fé foi sacrificar seu filho, mas Deus proveu um cordeiro, pois viu que o coração de Abraão estava em obedecer, estava com a plaquetinha “Pode limpar Senhor”; pisou na terra prometida e deixou a semente de uma nação.

            Pode ser que hoje o Senhor não esteja pedindo para você mudar de cidade, de estado ou país, mas esteja pedindo para você sair de um emprego que não O esteja glorificando, ou pode ser que Deus esteja pedindo para você sair de uma rodinha de “amigos” que não levam Ele a sério, e Ele diz: Saia e te mostrarei os amigos verdadeiros. Ou pode ser que Deus esteja pedindo para você sair de um namoro que está te levando para o buraco, e te diz: Saia e te mostrarei a pessoa certa! Ou pode ser que Deus esteja pedindo para você sair de uma situação complicada em que está inserido: da mentira, da desonestidade, das dívidas, da fofoca, do rancor, do medo, da insônia e o Senhor diz: Saia e eu lhe mostrarei a minha salvação!

            Da mesma forma que o Senhor falou com Abraão, Ele está falando ao nosso coração de onde precisamos sair! Hoje, ele espera que você vire a placa para: “Pode limpar Senhor”! E Ele fará o melhor dEle em sua vida.

Danúbia Guarnieri – Argentina